Ícone alego digital Ícone alego digital

Vinícius Cirqueira apresenta proposta para auxiliar na redução da crise fiscal

04 de Março de 2021 às 13:28

Para minimizar a grave crise fiscal, agravada pelos impactos econômicos da maior crise sanitária dos últimos 100 anos, o deputado Vinicius Cirqueira (Pros) apresentou o projeto de lei nº3585/21, que autoriza a cessão onerosa do direito à denominação de espaços e eventos públicos e a concessão de uso de espaços públicos para publicidade.

O parlamentar acredita que a medida é necessária, uma vez que  a crise provocou redução das receitas tributárias e, por outro lado, exigiu grandes investimentos públicos no enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

Para ele, a iniciativa visa buscar novas receitas não tributárias com o objetivo de incrementar a arrecadação sem penalizar ainda mais o cidadão contribuinte. “A presente proposição tem como objetivo permitir que o estado de Goiás passe a explorar os espaços de seus equipamentos esportivos e dos eventos que promove com a venda de espaços publicitários e mesmo do nome de suas praças esportivas, por meio do mecanismo que o mercado denomina de naming rights”, declarou Cirqueira.

Os naming rights, ou "direitos de nome", é uma prática comum no mundo empresarial. Trata-se de um contrato no qual uma pessoa física ou jurídica compra ou aluga o nome de algum estabelecimento, espetáculos culturais ou esportivos, trocando para o nome da própria empresa ou de algum produto relacionado.  

“Sendo assim, ao permitir que o Estado celebre contratos desta natureza com agentes privados, selecionados por meio de licitação, a proposta emprestará valiosa contribuição às finanças públicas, por instituir mais uma modalidade de receita não tributária, que poderá auxiliar na diminuição  dos rigores da crise fiscal”, justificou o parlamentar.

A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) e tem como relator o deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.