Ícone alego digital Ícone alego digital

Para garantir os direitos dos animais, Charles Bento quer criar o Conselho Tutelar de Proteção Animal em Goiás

04 de Março de 2021 às 16:18
Crédito: Maykon Cardoso
Para garantir os direitos dos animais, Charles Bento quer criar o Conselho Tutelar de Proteção Animal em Goiás
Deputado Charles Bento

Visando a criação do Conselho Tutelar de Proteção Animal no estado de Goiás , o deputado Charles Bento (PRTB) apresentou o projeto de lei nº3830/21.

“Assim como o Conselho Tutelar tradicional age no interesse das crianças e adolescentes por serem mais vulneráveis, o Conselho Tutelar de Proteção Animal terá essencialmente a mesma função social de atuar em favor dos animais, justamente em razão do fator de vulnerabilidade”, apontou o parlamentar.

Segundo o deputado, o Conselho Tutelar de Proteção Animal será um órgão integrante da administração pública estadual, permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado de zelar pelo cumprimento dos direitos dos animais, com o objetivo de atender a população para prestar orientações sobre bons tratos, promover ações de incentivo a adoção de animais.

O órgão poderá também encaminhar ao Ministério Público infração administrativa ou penal contra os direitos dos animais, encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência, expedir notificações, assessorar o Poder Executivo Estadual na elaboração de proposta orçamentária para planos e programas de defesa animal e promover ações de divulgação para o reconhecimento de indícios de maus tratos a animais.

A matéria será encaminhada para Comissão de Constituição Justiça e Redação (CCJ).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.