Acesso à
Transparência

Há 45 anos Alego aprovava lei que oficializava nome do Lyceu de Goiânia

30 de Abril de 2021 às 13:45

Há exatos 45 anos, em maio de 1976, era aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, por unanimidade, a Lei Estadual nº 8110,, que oficializou o nome de “Lyceu de Goiânia” ao então conhecido oficialmente como “Colégio Estadual de Goiânia”. O nome "Lyceu" remete à escola filosófica fundada por Aristóteles e já era o nome informal da unidade escolar e também seu nome formal quando estava na antiga capital, cidade de Goiás.

O Colégio Lyceu foi fundado na cidade de Goiás em novembro de 1937. Antes da mudança para Goiânia, a instituição era chamada de Colégio de Pedro II. O hoje “Colégio Estadual de Período Integral Lyceu de Goiânia” mantém sua estrutura pedagógica no prédio tombado como patrimônio público na Rua 21, do setor Central e sua estrutura arquitetônica é característica do art déco – movimento artístico marcante da fundação de Goiânia.

Por suas salas de aula já passaram personalidades da história contemporânea de Goiás, como Pedro Ludovico, Henrique Meirelles, Alcides Rodrigues, Pedro Wilson, Raquel Teixeira e Iris Rezende, além de escritores e artistas reconhecidos como relevantes à literatura e às artes, no estado e no país.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar