Ícone alego digital Ícone alego digital

A história do Parque Flamboyant, um dos maiores da Capital, é destaque nas redes sociais da Assembleia Legislativa

02 de Junho de 2021 às 16:54
Crédito: Seção de Publicidade
A história do Parque Flamboyant, um dos maiores da Capital, é destaque nas redes sociais da Assembleia Legislativa
Parque Flamboyant é destaque no quadro "Por trás do nome"

A série que mostra a história das denominações de logradouros públicos de nosso estado destaca, essa semana, o Parque Flamboyant Lourival Louza, um dos maiores de Goiânia. Um retiro perfeito para um descanso, um piquenique, para se exercitar, caminhando, correndo ou pedalando e para mais um monte de atividades, até mesmo para fazer nada.   

São cerca de 125 mil m² de área na região Sul de Goiânia. Muito verde, com trechos remanescentes de veredas, buritis e outras árvores nativas do cerrado, ciclovia, pista de caminhada, estação de ginástica, caminhos internos, dois lagos, um deles com fonte luminosa, espaço para crianças e muito mais. Isso é o Parque Flamboyant Lourival Louza. 

Foi o homem que dá nome ao parque que doou a área para sua construção. Lourival Louza era dono de uma grande área na região. Visionário que era, doou grandes partes do terreno original para o Governo, para a construção de equipamentos públicos, como o Estádio Serra Dourada e o Autódromo Internacional de Goiânia Ayrton Senna. Ele sabia que essas obras valorizariam seus lotes. Anos depois, também construiu o primeiro shopping da Capital, em uma época em que a região era pouco visada. E a partir daí, toda a região se valorizou e, hoje, é uma das mais nobres de Goiânia.  

Apesar de criado em 1950, junto com a aprovação do loteamento da gleba, só foi implantado mais de meio século depois, consolidando a nova vocação dos bairros do entorno, para empreendimentos de alto padrão.  

Antes da pandemia de covid-19, o parque foi palco de espetáculos de música, inclusive com apresentação da Orquestra Sinfônica do Estado, que levaram milhares de pessoas ao local. Hoje, esses eventos não são possíveis em razão da pandemia. Em contrapartida, os espaços de lazer ao ar livre são os mais seguros em termos sanitários, no que tange ao risco de contágio pelo novo coronavírus. Um parque com essas dimensões e tantas atrações se torna ainda mais relevante na paisagem da cidade.

O Parque Flamboyant Lourival Louza, assim como os outros 41 existentes em Goiânia, tem sido fundamental para manter a saúde física e mental da população goianiense. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.