Ícone alego digital Ícone alego digital

A maior produção nacional de tomate encontra-se em Goiás e ilustra a série “É coisa da gente” dessa semana

16 de Julho de 2021 às 10:00
Crédito: Seção de Publicidade
A maior produção nacional de tomate encontra-se em Goiás e ilustra a série “É coisa da gente” dessa semana
Série "Coisa da Gente" mostra a produção de tomate goiano

Goiás é o primeiro no ranking nacional de produção de tomate. Segundo o levantamento Sistemático da Produção Agropecuária (LSPA) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado continua sendo o maior produtor nacional de tomate e a estimativa é de uma produção de 1,15 milhão de toneladas, o que representa um aumento de 9,1% em relação ao mesmo período do ano passado.

Para se ter uma ideia, 44 municípios desenvolvem a atividade em Goiás. Do campo diretamente à mesa, ou como matéria-prima, o tomate é fonte de emprego e renda. Goiás tem aproximadamente 12,3 mil hectares de área plantada com a variedade específica para processamento. É uma atividade que gera sete empregos diretos por hectare. Apesar de ser o primeiro lugar em produção no Brasil, Goiás tem oportunidades de avançar em algumas áreas para ampliar ainda mais a produção na cultura do tomate.

Além do tomate, o estado também lidera o ranking de produção no Brasil em jabuticaba e sorgo. Com previsão de produção de quase 1,2 milhão de toneladas de sorgo e de 42 mil toneladas de girassol, o estado de Goiás deve se firmar, ainda, como o maior produtor nacional das duas culturas na safra 2020/2021. É o que aponta o 9º levantamento da Safra de Grãos, divulgado no último mês pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). De acordo com a Conab, a estimativa é de crescimento de 7,3% na produção de sorgo na atual safra, em Goiás, em comparação com a safra 2019/2020.

A produção de tomate e grãos ganhou destaque na publicação dessa semana da série “É coisa da gente”, nas redes sociais do Poder Legislativo. A campanha mostra toda sexta-feira manifestações, lugares, personalidades, alimentos e traços da nossa cultura, que identificam o povo goiano.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.