Ícone alego digital Ícone alego digital

Virmondes Cruvinel propõe política de reciclagem de computadores antigos

01 de Setembro de 2021 às 09:22

Instituir a Política Estadual - TI Verde, em Goiás, objetivando a "eliminação verde" de computadores antigos e outros equipamentos eletrônicos, bem como sua reciclagem correta. A proposição é do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania), formalizada através do projeto de lei nº 6597/21, que iniciou tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Segundo o parlamentar, o projeto pretende incluir os órgãos da administração pública estadual nas políticas de TI - Verde. Nesse sentido, afirma, é necessário que haja, em Goiás, políticas voltadas para a "Eliminação Verde" de computadores e equipamentos eletrônicos, pensando na modernização e na adequação das melhores práticas ambientais.

Cruvinel, em sua justificativa parlamentar, coloca que a incorporação do TI Verde pode ser dividido em três evoluções: Tático: iniciativas basicamente relacionadas ao consumo de energia e a consequente geração de gases do efeito estufa; Estratégico: relacionado à criação de políticas e normas; e TI Verde "a fundo": engloba a conscientização dos usuários com relação ao meio ambiente e o uso sustentável da TI.

“É sobre esse olhar que a presente política apresentada nesse projeto de lei pode colaborar, principalmente, porque incentivará e promoverá a cidadania e a inclusão digital. A deficiência do Estado em promover a inclusão digital, acesso à internet foi escancarada e evidenciada no período pandêmico, razão pela qual a Política Estadual - TI Verde atenderá a políticas sociais e de meio ambiente”, acrescenta Cruvinel.

A propositura está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, sob relatoria do deputado Talles Barreto (PSDB). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.