Ícone alego digital Ícone alego digital

Projetos de lei e indicação ao CEE estão na pauta desta 4ª-feira, 25

25 de Agosto de 2021 às 09:00
Crédito: Valdir Araújo
Projetos de lei e indicação ao CEE estão na pauta desta 4ª-feira, 25
Sessão ordinária híbrida
Entre as matérias em pauta estão 40 projetos de lei, sendo 2 oriundos do Executivo, para votação definitiva, e 3 em 1ª apreciação. E 35 projetos de lei são assinados por deputados, dos quais 13 estão em fase de 2ª deliberação e 22 devem ser analisados em 1ª votação. A população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta e 8 da NET Claro), pelo Youtube e pelo site oficial da Casa, no link: portal.al.go.leg.br

A sessão deliberativa do Plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) desta quarta-feira, 25, deverá contar com 41 processos legislativos na pauta para apreciação dos deputados estaduais. Com início às 15 horas, a reunião será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares trabalhando de forma presencial, no plenário Getulino Artiaga, e outra parte de suas residências ou escritórios, em sistema remoto que vem sendo usado em prevenção à covid-19.

Entre as matérias em pauta estão 40 projetos de lei, sendo dois oriundos do Executivo para serem apreciados em votação definitiva e três em primeira apreciação. Outros 35 projetos de lei são assinados por deputados, dos quais 13 estão em fase de segunda deliberação e 22 devem ser analisados em primeira votação.

Poderá ser votado, ainda, em fase única, o processo nº 6451/21, referente a indicação do Poder Executivo do nome de Márcia Rocha de Souza Antunes para compor o Conselho Estadual de Educação (CEE) e exercer, por mais quatro anos, o mandato de suplente.

Já dentre as proposições que serão submetidas à votação definitiva, destaque para a que promove adequações na legislação de regência dos concursos públicos em Goiás. A matéria, protocolada com o nº 6453/21é de iniciativa da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e da Secretaria de Estado da Administração (Sead), que buscam com o projeto maior eficiência, sanar os conflitos existentes, também adequar a legislação de regência dos concursos públicos à Lei nº 20.756, de 28 de janeiro de 2020, que institui o regime jurídico dos servidores públicos civis do estado de Goiás, das autarquias e das fundações públicas estaduais.

Uma das alterações trata da isenção do pagamento da taxa de inscrição em concurso público. A Governadoria destaca que a alteração é necessária, visto que não é razoável a exigência de comprovação da doação regular de medula óssea por, pelo menos, três vezes nos doze meses antecedentes à publicação do edital do concurso, conforme atualmente consignado no seu inciso 11.

Se o projeto receber sinal verde do Plenário nesta segunda e definitiva fase de votação, ele estará apto a ser sancionado pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Acessibilidade no turismo

Outra iniciativa que poderá receber aval definitivo é a que cria a Política Estadual de Atenção ao Deficiente, o Fundo Estadual de Apoio ao Deficiente e, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. A matéria, protocolada com o nº 1379/20, é de autoria do deputado Coronel Adailton (Progressistas) e altera a Lei n° 12.695, de 11 de setembro de 1995, que cria a Política Estadual de Atenção ao Deficiente, destacando a Política Estadual de Turismo na implementação dessa Política Pública.

O parlamentar ressalta, na justificativa de sua proposta, a importância da Política Estadual de Turismo na execução de projetos que visem à acessibilidade urbana, à adequação de atividades turísticas e a sensibilização e disseminação de orientações acerca da acessibilidade nos mais diversos setores ligados direta e indiretamente à atividade turística. Ele diz que é necessário pensar o turismo de forma ampla.

Coronel Adailton cita, ainda, o advogado cadeirante Diego Magalhães, presidente da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência da OAB-GO, que disse ser importante permitir à pessoa com deficiência acesso às estruturas de turismo e lazer em Goiás. Afirmou também que os deficientes são 14% da população, o que significa um potencial mercado consumidor de turismo, serviços e semelhantes. Deste modo, de acordo com o parlamentar, o projeto atende uma das demandas apresentadas na audiência pública para a inclusão das pessoas com deficiência no turismo goiano, destacando a importância da Política Estadual de Turismo nessa ação.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quarta-feira, 25, consulte a pauta prévia.

Sessões ordinárias

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões. A população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego, no canal 3.2 da TV Aberta, ou no canal 8 da NET Claro, pelo Youtube e, também pelo site oficial da Casa, no seguinte linkportal.al.go.leg.br.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.