Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego realiza entrega de alimentos arrecadados em ação solidária

10 de Setembro de 2021 às 11:00
Crédito: Carlos Costa
Alego realiza entrega de alimentos arrecadados em ação solidária
Entrega dos alimentos arrecadados na corrida da solidariedade
Na manhã desta sexta-feira, 10, a Assembleia promoveu a entrega simbólica dos alimentos recebidos durante a segunda edição da Corrida da Solidariedade. As doações foram feitas à quatro instituições: a Apae Goiânia, Adfego, Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo e Solar Colombino Augusto de Bastos. Diversos servidores, diretores, representantes de entidades e da sociedade em geral participaram da cerimônia. Neste ano, a campanha bateu recorde com mais de 53 toneladas de alimentos arrecadados.

Pautada pelo compromisso social e reforçando as ações solidárias desenvolvidas pelo Poder Legislativo, a Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) promoveu, na manhã desta sexta-feira, 10, a entrega simbólica dos alimentos arrecadados durante a segunda edição da Corrida da Solidariedade. A meta estabelecida pela organização era superar a arrecadação conseguida em 2019. No entanto, devido ao sucesso e acolhimento da sociedade pela iniciativa, os participantes conseguiram, além de superar, mais que dobrar as doações e um total de 53.768,80 quilos de alimentos foram arrecadados.

As doações arrecadadas foram entregues a quatro instituições. São elas: Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Goiânia), Associação dos Deficientes Físicos de Goiás (Adfego), Abrigo de Idosos São Vicente de Paulo e Solar Colombino Augusto de Bastos. Além dos servidores, a ação também contou com a colaboração de empresas e de pessoas que não têm vínculo com a Assembleia.

Diversos servidores, diretores, representantes de entidades e da sociedade em geral participaram da cerimônia de entrega dos alimentos. Dentre eles o secretário da mesa diretora deputado Álvaro Guimarães (DEM), no ato representando o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSB); Kamila Vieira, esposa do presidente da Casa; e o diretor de Planejamento Estratégico da Alego, André Ariza.

Prestigiaram a solenidade ainda o presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa (Sindisleg), Euclides de Oliveira Franco; o diretor institucional da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomercio), Simeyson Silveira; a presidente da Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), Maria Clara Carvalho; o assessor administrativo da Apae, Carlos Eduardo Souza;  o diretor do Solar Colombino Augusto de Bastos, Manuel Silva de Souza; a assistente social do abrigo de idosos São Vicente de Paulo, Maria Rita Fontinele dos Santos, entre outros.

Solidariedade

Ao abrir o evento, o diretor de Planejamento Estratégico da Alego, André Ariza, agradeceu a todos que participaram da campanha por terem possibilitado a entrega expressiva de alimentos às entidades. “Quero dizer que foi muito importante toda essa parceria que conseguimos reunir neste ano e dizer que essas quase 54 toneladas que estão sendo entregues, se tivessem que ser adquiridas pelas entidades, representaria um custo de aproximadamente 250 mil reais. Para dimensionar esse volume, quero informar também que essa quantia de alimentos dá para alimentar 20 mil pessoas durante 4 dias. Isso traduz o quanto é importante esta ação que a Alego realiza neste momento”, expôs o diretor.

André Ariza disse que a ação é motivo de muita alegria e destacou também os demais trabalhos sociais que a Assembleia realiza, com aproximadamente de 150 entidades cadastradas. “Isso tudo é muito importante e a Assembleia hoje é protagonista de várias ações como, por exemplo, o projeto Leitura para Todos, que está presente em todas as escolas estaduais onde há pessoas com deficiência. Foi uma iniciativa desta Legislatura e que para a gente é só motivo de alegria”, disse Ariza.

A representante do abrigo de idosos São Vicente de Paulo, Maria Rita Fontinele dos Santos, falou em nome das instituições beneficiadas e disse ser uma honra poder agradecer, em nome de todas as entidades, a doação de alimentos realizada pela Alego e seus servidores. “O importante não é o que se dá, mas o amor com que se dá. Isso resume de maneira completa o motivo de estarmos aqui hoje. Esses alimentos doados significam para nós muito mais que somente comida. É qualidade de vida pois permite melhor distribuição dos nossos recursos. Para nós, essas doações significam zelo, apreço e carinho. Nos sentimos amados, e é nisso que acreditamos que se baseiam os atos da Alego para com as instituições que hoje estão aqui representadas” agradeceu.

O diretor institucional da Fecomércio, Simeyson Silveira, usou da oportunidade para contar a história de Alfred Nobel, um químico e inventor sueco que antes de ser reconhecido por ser o criador do Prêmio Nobel da Paz, era mais conhecido por uma de suas invenções que potencializou as guerras milhares de mortes, que foi a dinamite. “Não querendo entrar para a história como uma pessoa que potencializou mortes, ele resolveu associar seu nome a projetos de paz e, com isso, mudou a história e o seu legado. Eu acredito que hoje estamos aqui também escrevendo a nossa história. Essa Legislatura tem um bonito legado que vai ficar para a posteridade em vários aspectos, e um deles são esses projetos sociais. Que continuem escrevendo esse tipo de história, pois são em ações como esta que a Fecomércio quer ser parceira para ajudar a construir uma sociedade melhor”, disse Simeyson.

Esposa do presidente da Alego, Kamila Vieira, destacou que o momento e o sentimento são de gratidão. “O nosso coração se alegra e fazer parte desse momento é para mim uma alegria muito grande. Nada melhor do que ser solidário nesse momento que nós estamos passando. Nesse ano de pandemia, ver os servidores se empenhando para ajudar quem mais precisa traz muita felicidade. Eu tenho certeza que não vai parar por aí. A Casa vai continuar com esse lindo projeto e até o final da gestão do meu esposo eu vou estar aqui com ele e com vocês, apoiando essa ação”, disse Kamila Vieira.

Após o ato de entrega simbólica, o deputado Álvaro Guimarães encerrou a solenidade e destacou que, após sete mandatos na Casa, é a primeira vez que viu uma ação com tanto êxito como a Corrida da Solidariedade. “Isso tudo nos faz cumprimentar não somente aos funcionários e diretores, mas é preciso levantar a bola para que o nosso presidente faça os gols que está fazendo o tempo todo. É um dos melhores presidentes que o Poder Legislativo de Goiás já teve. Temos um presidente corajoso, com determinação, com muita audácia e que está conseguindo entregar, por exemplo, a nova sede, uma obra que esteve empacada por muitos anos”, disse Álvaro Guimarães.

“Corridas” anteriores

A Corrida da Solidariedade foi uma adaptação da 1ª Corrida de Rua da Alego, realizada em setembro de 2019, dentro do Projeto Viver Bem, desenvolvido pela Diretoria de Planejamento Estratégico da Assembleia. Na época, mais de três mil pessoas participaram, entre servidores e público em geral.

Além de contribuir para a difusão da cultura da prática esportiva, a corrida destinou parte do valor das inscrições para o Hospital Araújo Jorge, especializado no tratamento do câncer. Foram mais de R$ 20 mil entregues à instituição. O hospital também recebeu 2.400 pacotes de bolacha, que reforçaram os lanches dos hospitalizados.

Com a chegada do novo coronavírus em 2020, a disputa nas ruas não pôde ser realizada. A Corrida da Solidariedade foi a forma encontrada pela Casa de dar continuidade à iniciativa, priorizando o aspecto da responsabilidade social, especialmente, em um momento em que muitas famílias passaram a enfrentar dificuldades financeiras, por conta da crise provocada pela pandemia.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.