Jeferson Rodrigues propõe ações em benefício de pessoas que sofrem de fibromialgia
O deputado Jeferson Rodrigues (Republicanos) protocolou na Assembleia Legislativa o projeto de lei n° 7235/21, propondo criar uma política estadual de atendimento, acompanhamento, publicização e prioridades para pessoas que sofrem síndrome de fibromialgia.
De acordo com a proposta, o principal objetivo é a necessidade de acolhimento dos fibromiálgicos, por parte do poder público, oferecendo centros especializados e equipe multidisciplinar. Ainda, a matéria assegura que as redes, pública e privada de saúde, deverão ser responsáveis pelo atendimento integral a essas pessoas, que contemplará no mínimo:
I - Atendimento multidisciplinar por equipe composta por profissionais das áreas de medicina, psicologia, nutrição, fisioterapia e acupuntura;
II - Acesso a exames complementares;
III - Assistência farmacêutica;
IV - Acesso às demais modalidades de medicina complementar terapêuticas, tais como: massoterapia, reflexologia e pilates.
Jeferson Rodrigues explica que, de acordo com estimativas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 5% da população brasileira, aproximadamente sete milhões de pessoas, têm fibromialgia. Ele ainda acrescenta que se trata de uma doença que atinge em 90% dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, que também sofrem com problemas cognitivos e alteração da memória.
Ele reitera que apresentou o projeto com o objetivo de contribuir para que seja assegurado às pessoas acometidas por essa patologia, acesso a tratamento digno e efetivo, visando minimizar seu sofrimento, além de ações que mitiguem a progressão da doença.