Ícone alego digital Ícone alego digital

Karlos Cabral quer instituir o Dia Estadual da Juventude para reforçar políticas públicas voltadas aos jovens goianos

24 de Setembro de 2021 às 14:34

Instituir o Dia Estadual da Juventude, a ser comemorado, anualmente, em 5 de agosto, é o que postula o projeto de lei nº 7460/21, apresentado pelo deputado Karlos Cabral (PDT). “O objetivo desse projeto é homenagear os jovens do nosso estado, formadores de opinião, e enaltecer a importância do papel que desempenham na sociedade”, coloca Cabral, na justificativa da iniciativa.

A matéria iniciou tramitação na Assembleia Legislativa nessa semana e, agora, será encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para que um relator emita parecer. Se receber aval positivo do colegiado, a propositura será encaminhada ao Plenário, onde precisará ser aprovada em duas fases de votação para que esteja apta a ser sancionada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM).

Conforme o texto apresentado à Alego, o Poder Executivo, por meio da Secretaria de Estado que promove políticas públicas voltadas à juventude, poderá celebrar parcerias com entes públicos, entidades de classe, organizações não governamentais, associações, fundações e empresas privadas, para viabilizar atividades e eventos, a serem desenvolvidos no mês de agosto.

Ainda segundo a matéria, também poderão ser promovidas parcerias com escolas técnicas, universidades, empresas e associações, a fim de promover oficinas de dança, lutas, música e teatro, a serem apresentadas à comunidade jovem. “Bem como oficinas de conscientização sobre o trânsito, drogas, sexo, natalidade, saúde, ambiente sustentável, entre outros temas pertinentes à juventude”, frisa o propositor.

Segundo o parlamentar, a data escolhida condiz com o Dia Internacional da Juventude, que foi instituído em 1999 pela Organização das Nações Unidas (ONU), para ser um dia de reflexão sobre a inclusão e a contribuição dos jovens na sociedade e no futuro do Planeta.

Além disso, a justificativa da proposição frisa que o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), o Atlas da Juventude, a IYD Brasil e o Em Movimento lançaram, no ano de 2021, a campanha "Agosto Jovem", definindo agosto como o "Mês das Juventudes", sendo 31 dias de conscientização e de ações com, sobre e para as juventudes brasileiras. “Isso demonstra que o projeto de lei proposto está seguindo as tendências nacionais de no mês de agosto concentrarmos políticas públicas a esse público que se encontra cada vez mais vulnerável”, finaliza Cabral. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.