Sob comando de Bruno Peixoto, sessão especial nessa segunda-feira homenageou gestores educacionais de Goiás
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou, na noite dessa segunda-feira, 8, solenidade de entrega do Certificado do Mérito Legislativo. Essa foi a primeira sessão especial realizada após o início da pandemia de covid-19. Na oportunidade, foram homenageados 50 gestores educacionais que atuam no estado de Goiás. De iniciativa do deputado e líder do Governo, Bruno Peixoto (MDB), o evento teve lugar no plenário Getulino Artiaga da Casa de Leis.
Além de Bruno Peixoto, compuseram a mesa da sessão especial a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Gomes Farias, que foi uma das homenageadas na solenidade, e também o coordenador regional de Educação da cidade de Uruaçu, Ricardo Franco Pacanaro, que representou todos os coordenadores das cidades do interior goiano.
Ao abrir os discursos da tribuna, o líder do Governo destacou a importância do retorno das realizações das sessões especiais na Assembleia Legislativa. “Todos que estão aqui, sintam-se honrados, pois essa é a primeira sessão especial de entrega do Certificado do Mérito Legislativo desde que começou a pandemia do novo coronavírus. Nós gostaríamos de homenagear os mais de 1.000 gestores educacionais e queríamos que essa Casa estivesse cheia com seus familiares e amigos, mas para evitar a disseminação da covid-19, estamos respeitando todos os protocolos sanitários”, afirmou.
Peixoto enfatizou o quanto a homenagem às gestoras e aos gestores educacionais era merecida. “Havia vários pedidos de entrega do Certificado do Mérito Legislativo feitos por outros deputados, mas todos concordaram que a primeira sessão especial deveria homenagear os profissionais da educação. Isso porque são vocês que fazem a educação no nosso estado. Foram vocês que, mesmo nesse momento de incerteza, se reinventaram para continuar a missão de ensinar os estudantes goianos”, frisou.
O deputado também afirmou o compromisso do governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), com os profissionais de educação. “O nosso governador entende a importância e valoriza os profissionais dessa área. Recentemente, foi enviado um projeto de lei de sua autoria para essa Casa, que já está em tramitação, e prevê alterações nas cobranças dos salários dos aposentados. Os descontos na aposentadoria foram impostos por meio de decisão do Congresso Nacional e não do governador. E agora, essa propositura tem o objetivo de mudar essa situação e isentar desse desconto os aposentados que recebem até três mil reais. Além disso, quero lembrar a todos que mesmo durante a pandemia o Governo fez investimentos no setor da educação. Juntos, o governador e a secretária de Educação, Fátima Gavioli, observaram as demandas e todas as escolas estaduais foram reformadas. Kits escolares e uniformes também foram entregues para mais de 600 mil estudantes”, pontuou o deputado.
Além do parlamentar, a coordenadora regional de Educação de Aparecida de Goiânia, Núbia Gomes Farias, também discursou, falando em nome dos 50 homenageados da noite. Ela agradeceu o convite e o reconhecimento pelo trabalho prestado pelos gestores educacionais e profissionais da Educação em geral. “Nesse momento de pandemia, tivemos que nos reinventar, tomar decisões e tivemos que ter muita sabedoria para lidar com a situação e continuar com a nossa missão, que é educar e transformar a vida das pessoas por meio da informação e da educação”, destacou.
Todos os homenageados receberam os Certificados do Mérito Legislativo das mãos de Bruno Peixoto, que parabenizou os profissionais pelos serviços prestados.