Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego recebe mostra de fotos sobre beleza da mulher negra

16 de Novembro de 2021 às 10:04
Crédito: Divulgação
Alego recebe mostra de fotos sobre beleza da mulher negra
Semana da arte negra 2021

Em comemoração ao Dia da Consciência Negra, o Poder Legislativo de Goiás sedia a sexta edição de celebração da data, com a exposição fotográfica “Pluralidades: Beleza da Mulher Negra: Transição, tranças e turbantes”, dentro da Semana da Arte Negra, a partir das 19 horas desta terça-feira, 16.

Na oportunidade, será realizada a entrega de certificados para personalidades negras de destaque em 2021. A mostra, que faz parte da segunda edição da exposição pluralidade, segue no saguão do Palácio Alfredo Nasser até a quinta-feira, 18. O evento conta com o apoio da deputada Delegada Adriana Accorsi (PT) e do presidente do Parlamento goiano, deputado Lissauer Vieira (PSB). 

Reflexão

A exposição visa promover uma reflexão sobre o conceito de beleza em nosso país. As seis modelos selecionadas para as sessões de fotos passaram pela transição capilar e pelo processo de autoaceitação da beleza natural. As escolhidas foram selecionadas entre 120 mulheres, com idade entre 18 e 40 anos, moradoras de Goiânia, Anápolis, Aragoiânia e Aparecida de Goiânia. A divulgação aconteceu no Instagram do Instituto Ana Hickmann Goiânia. As fotos foram produzidas no Bosque dos Buritis, em Goiânia, um dos cartões postais da cidade. 

A jornalista Francis Telles, coordenadora da segunda edição da exposição fotográfica, salienta a importância de criar oportunidades como essa para as mulheres negras. “Ainda não temos representações suficientes de mulheres negras, principalmente no mundo da beleza e da moda. Em um país onde mais da metade da população é preta, o conceito de beleza é europeu e as oportunidades segmentadas para as brasileiras, principalmente para as retintas e com traços do povo africano”, assinala.   

O registro foi feito pelos fotógrafos Cassio Cardoso e J. Júnior, que buscaram retratar de forma única a essência de cada modelo. O ensaio teve a participação de Ulisses Paixão, na direção de fotografia e maquiagem de Luis Henrique Batista. As modelos foram produzidas com roupas da marca goiana Njinga Moda Africana, de Erika Santos, e acessórios NK Moda Africana, da guineense Nyna Koxta. 

Locais da exposição

Além da sede da Alego, a mostra fotográfica será levada em vários outros locais. Confira a relação dos lugares e não perca. 

- Instituto Ana Hickmann Goiânia – Jardim América / dias 4 e 5 

- Casa do Empreendedor – Setor Pedro Ludovico / dia 13 

- Assembleia Legislativa – Alameda Buritis / dias 16 a 18 

- Clube da Costura – Mega Moda / dias 6 a 8   

- Mega Moda Park – dias 19 e 20  

- República Street Hall – Setor Marista / dias 22 a 24  

- Escola Superior da Polícia Civil de Goiás – Jardim Bela Vista / dias 29 e 30 e 1º de dezembro.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.