Ícone alego digital Ícone alego digital

Wagner Neto apresenta projeto que reconhece Uruana como capital Goiana da Melancia

06 de Dezembro de 2021 às 15:22

O deputado Wagner Neto (Pros) protocolou na Assembleia Legislativa, o projeto de lei n° 8850/21, que declara o município de Uruana como Capital Goiana da Melancia.

O parlamentar lembra, em sua justificativa, que a cidade de Uruana é um município localizado na mesorregião do Centro Goiano, estando também situada na região do Vale do São Patrício.

A cidade

Uruana é conhecida pela sua grande produção de grãos e leite. Entretanto, a cidade encontrou uma atividade no campo que a tornou conhecida nacional e internacionalmente: A produção de melancias. 

Uruana tem mercados garantidos de melancia em Goiânia, São Paulo, possuindo vínculo com a cidade de Ocauçu interior de São Paulo, Brasília, Paraná, Minas Gerais, Pará, Santa Catarina, Rio Grande do Sul dentre outros estados, além de países do Mercosul exportando a fruta para a Argentina, Paraguai e Uruguai.

Com mais de 41 toneladas de melancia produzidas por hectare, Goiás ocupa a primeira posição no ranking nacional de rendimento médio da produção da fruta. O estado detém outros números positivos nessa cadeia, já que é o quarto maior produtor do País, com 11,2% de participação. Entre os municípios, Uruana, no Centro goiano, está na segunda colocação na lista dos que mais produzem melancia no Brasil. Fica atrás apenas de Baraúna, no Rio Grande do Norte, segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Diante desse cenário, é extremamente importante reconhecer o município de Uruana como Capital Goiana da Melancia” defende Wagner Neto.

A matéria está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) sob a relatoria do deputado Amilton Filho (Solidariedade). 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.