Ícone alego digital Ícone alego digital

Sérgio Bravo se manifesta contrário a projeto que altera a distribuição do ICMS em Goiás

02 de Dezembro de 2021 às 16:48

Primeiro deputado a discursar durante a Ordem do Dia da sessão extraordinária híbrida desta quinta-feira, dia 2, Sérgio Bravo usou a tribuna para se posicionar contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 8170/21. De autoria da Governadoria do Estado, a matéria visa alterar os percentuais de distribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) aos municípios. 

De acordo com o parlamentar, a propositura pode afetar alguns municípios do estado, em especial a área da Educação. “Eu vejo Senador Canedo, Goiânia, Rio Verde, Anápolis e outros municípios perdendo na arrecadação. O projeto pode ser federal ou estadual, mas há condições de fazer uma compensação”, disse. 

O parlamentar sugere que o projeto seja discutido, com cautela, por esta Casa de Leis, para evitar prejuízos locais. “A retirada de recursos dos municípios pode afetar a qualidade dos estudos no interior e na Capital”, disse. “Precisamos debater essa PEC para garantir qualidade de vida. Os municípios precisam de recursos e de obras”, acrescentou. Sérgio Bravo destaca, ainda, ser necessário o aumento dos recursos na área da Educação de Goiás.

De acordo com a matéria, a nova regra de repartição determinada pela Emenda Constitucional Federal nº 108/2020 estabelece uma participação mínima do Valor Adicionado Fiscal (VAF) de 65%. Com isso, abre-se espaço para a adoção de novos critérios que tornem a distribuição de recursos entre os municípios goianos menos desigual, favorecendo aqueles menos desenvolvidos.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.