Ícone alego digital Ícone alego digital

Cidadão pode participar do processo de criação de leis manifestando sua posição em relação ao projeto no portal da Alego

25 de Fevereiro de 2022 às 10:55
Cidadão pode participar do processo de criação de leis manifestando sua posição em relação ao projeto no portal da Alego

Entre os três Poderes constituídos da República, o Legislativo é o mais representativo, já que o exercício do Poder é dividido entre vários parlamentares, eleitos democraticamente pelo voto popular. O ocupante do Executivo também é alçado ao cargo pela escolha através do voto, porém a gestão fica centralizada em uma única pessoa. Já o Poder Judiciário é descentralizado, sendo que vários juízes, desembargadores e ministros são responsáveis pelas decisões, muitas vezes levadas, ainda, a colegiados, mas os membros não são escolhidos de acordo com a vontade do povo. Dessa forma, apenas o Legislativo consegue equilibrar democracia e maior representatividade. 

Dessa forma, no Brasil, as assembleias legislativas, câmaras municipais, Câmara dos Deputados e o Senado Federal são os fóruns, onde os anseios do povo estão mais próximos de serem ouvidos e atendidos. 

Na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), 41 deputados discutem e votam projetos de lei propostos pelos próprios parlamentares, enviados pelo Executivo e pelo Judiciário, projetos de iniciativa popular, entre outros. E o cidadão, além de ter no parlamentar eleito, um representante, também pode participar do processo legislativo de outras formas. 

Uma delas é muito simples e está disponível no portal da Alego. Na página Opine Cidadão, o eleitor tem acesso a todas as informações sobre os projetos e pode votar sim ou não na proposta. 

Você pode acessar a página de duas formas: entrando no site da Assembleia https://portal.al.go.leg.br/ em seguida, clicando na opção Opine Cidadão ou acessando direto o endereço: opine.al.go.leg.br.

Na página, o cidadão pode pesquisar o projeto por assunto, detalhamento do assunto, pelo autor da proposta ou ainda, pelo número que o projeto recebeu ao ser protocolado. 

Já no resultado da busca vai aparecer um resumo do projeto, a autoria e a data em que chegou à Casa. Ao clicar no resumo do projeto, é possível se ter mais informações sobre ele, como o título e o subtítulo e, em ordem cronológica, toda a tramitação do processo na Casa. Se a proposta, por exemplo, já passou pelas comissões e está apta para votação em Plenário, quem estiver pesquisando vai saber o dia em que a matéria chegou à Assembleia, quando foi encaminhada à Comissão de Constituição e Justiça, quem foi o relator na CCJ, qual o posicionamento do parlamentar no seu parecer e ainda, se o relatório foi pela aprovação ou pela rejeição da matéria. 

A página também informa quando o relatório foi votado e se foi aprovado pelo colegiado. Em caso de aprovação, quem está fazendo a pesquisa fica sabendo quando a matéria seguiu para a respectiva comissão temática e toda a tramitação, até sua aprovação e encaminhamento para deliberação na sessão plenária. 

E se a ideia é conhecer em detalhes o projeto, nessa página, o interessado pode clicar no campo “Visualizar proposição”, que será direcionado para o projeto protocolado na íntegra e a sua justificativa. 

É nessa página também que qualquer pessoa pode dar sua opinião com relação ao projeto, votando sim ou não. Dessa forma, a população pode mostrar aos seus representantes, de forma completamente democrática, como gostaria que ele votasse. É mais uma forma do cidadão participar da vida política do Estado, contribuindo também para que o Poder Legislativo esteja cada vez mais próximo da vontade do povo. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.