Ícone alego digital Ícone alego digital

Consciência ambiental

21 de Março de 2022 às 08:43
Consciência ambiental
Sob ameaça constante de desmatamento, de queimadas e da exploração ilegal de recursos naturais, a biodiversidade das florestas é um tesouro que precisa de proteção. A data promove globalmente essa conscientização.

Por iniciativa da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO, sigla do inglês Food and Agriculture Organization), desde 1971, o dia 21 de março é considerado o Dia Mundial das Florestas. A data, escolhida por marcar o início da primavera no hemisfério norte, é utilizada, em todo o mundo, como um alerta sobre a necessidade de proteção aos ecossistemas florestais. 

Em 2012, a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) formalizou a comemoração com uma resolução, que instituiu o dia 21 de março como o Dia Internacional das Florestas. 

Em termos absolutos, o Brasil é o segundo país em cobertura florestal, com cerca de 500 milhões de hectares de florestas. O primeiro do ranking é a Rússia, com 815 milhões de hectares. Porém, quando estabelecida uma relação proporcional entre a área florestal e o território total, a posição brasileira deixa de ter tanto destaque. Os dados mais recentes da FAO mostram que o Brasil possui 59% de cobertura florestal, o que nos coloca na 30ª posição mundial, atrás, por exemplo, do Suriname (98%), Guiana (84%), Congo (67%), além de países desenvolvidos como Finlândia (73%), Suécia (69%), Japão (68%) e Coreia do Sul (63%).

Em termos de diversidade biológica, o Brasil tem uma situação ímpar no mundo. Cerca de um terço da biodiversidade mundial encontra-se em território brasileiro, em ecossistemas como a Floresta Amazônica, a Mata Atlântica e o Cerrado, além dos ambientes marinhos e áreas úmidas.

Riquezas naturais ameaçadas

Sob ameaça constante do desmatamento, das queimadas e da exploração ilegal de recursos naturais, a biodiversidade das florestas brasileiras é um tesouro nacional que precisa de proteção. 

De acordo com a Global Forest Watch (GFW), Organização não Governamental voltada à pesquisa e conscientização sobre a importância das florestas, o ritmo do desmatamento na floresta amazônica brasileira está entre os mais acelerados do mundo. “Os dados das perdas de florestas primárias detectam uma ampla variedade de alterações florestais – desde o desmatamento para a agricultura até os incêndios nas matas e a exploração madeireira seletiva”, aponta levantamento da GFW. 

Ambientalista vinculada à Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens (Abravas), Bruna Eleutério, destaca a diversidade biológica como elemento central da complexidade das florestas. “A floresta é um organismo vivo, onde cada membro tem a sua função. A destruição desses ecossistemas vai muito além do desmatamento. De acordo com pesquisas da Universidade de Lancaster e da Rede Amazônica Sustentável, na derrubada de um hectare de floresta, encontramos 160 pássaros, 44 peixes, 33 anfíbios, 22 répteis e 10 primatas”, exemplifica a pesquisadora. 

Consciência ambiental na Alego

No Parlamento goiano, essa temática é pautada pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (CMARH), presidida pelo deputado Lucas Calil (PSD). Entre outras especificidades do campo ambiental, o colegiado fomenta discussões voltadas ao equilíbrio ecológico e à preservação da fauna e flora. 

O presidente da CMARH é também autor do projeto n° 0998/20, que obriga a constituição e manutenção de cadastro público sobre as informações de licenciamento ambiental, desmatamento e queimadas em Goiás. O referido cadastro deve ser informatizado e permitir acesso, da população e dos órgãos de controle, a dados como: registros de Cadastramento Ambiental Rural (CAR), licença para o comércio de plantas vivas e de outros produtos provenientes da flora nativa, planos de manejo florestal sustentável e estudos demandados para o licenciamento de atividade rural que contenham planejamento específico sobre o emprego do fogo e o controle de incêndio. 

“O cadastro técnico e a transparência das informações são fundamentais para a gestão eficiente do patrimônio socioambiental e territorial. Essa medida busca a prevenção do dano ambiental, como queimadas e desmatamento, e irá proporcionar a participação da sociedade, como agente fiscalizador, nas denúncias de práticas irregulares”, argumentou o parlamentar na justificativa da matéria, que encontra-se apta à primeira fase de apreciação plenária. 

Também em primeiro turno de discussão e votação encontra-se o projeto nº 3049/20, de autoria do deputado Rafael Gouveia (Progressistas). A proposta institui diretrizes para a implementação do Plano de Desenvolvimento Florestal do Estado de Goiás. A ideia é conciliar conservação ambiental e desenvolvimento econômico sustentável.

Em sua justificativa, Rafael Gouveia afirma que Goiás apresenta todas as condições geográficas e ambientais, tais como solo fértil, topografia de terras planas e clima com estações bem definidas, para ser referência na silvicultura. O projeto prevê, entre outras iniciativas, a criação de um Conselho Estadual de Florestas Plantadas, formado por representantes do poder público, do setor produtivo, de entidades de ensino e pesquisa e da sociedade civil organizada e o estímulo à criação de polos estratégicos, de base industrial florestal competitiva, para agregar valor e promover o desenvolvimento de atividades florestais produtivas e negócios florestais com sustentabilidade econômica em Goiás.

Toda a legislação ambiental de Goiás passa pela Alego. Um exemplo é a Lei nº 19.755, que institui o Programa de Fomento Florestal do Estado de Goiás (PFFEG). A matéria, que tramitou na Casa Legislativa como projeto nº 1918/17, entre maio e junho de 2017, foi aprovada e constitui o escopo legal que visa proteger o patrimônio ambiental goiano. O PFFEG é “destinado a estimular a formação de florestas plantadas no território goiano, como alternativa socioeconômica na propriedade rural e forma de preservação dos remanescentes florestais nativos”, descreve o referido diploma legal.

Também são objetivos da matéria:

I – favorecer a conservação das áreas de preservação permanente e de reserva legal, bem como dos remanescentes florestais nativos; 

II – fomentar a formação de florestas plantadas; 

III – promover a formação e estruturação da cultura florestal como atividade econômica; 

IV – assegurar a produção e oferta de madeira plantada, por meio de florestamento e reflorestamento com espécies que atendam, inclusive quanto ao valor econômico, às demandas da indústria de transformação e de outros consumidores, prioritariamente os de pequeno e médio porte; 

V – promover o desenvolvimento econômico sustentável da atividade florestal, por meio do estímulo à utilização racional dos recursos naturais disponíveis; 

VI – favorecer a inserção da atividade florestal na ação produtiva rural como alternativa de aumento de renda para as pequenas e médias propriedades, com ampliação da oferta de empregos e desdobramentos na cadeia produtiva; 

VII – contribuir para a recuperação das áreas degradadas por meio de reflorestamento com fins econômicos.

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.