Ícone alego digital Ícone alego digital

Helio de Sousa comenta proposta de liberação de lazer no Parque Estadual João Leite

19 de Abril de 2022 às 15:41

Terceiro deputado a discursar durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta terça-feira, 19, Helio de Sousa (PSDB) usou a tribuna para comentar a liberação de lazer à população no Parque Estadual João Leite.

De acordo com o parlamentar, há uma preocupação com relação à proteção do meio ambiente, que pode sofrer com prejuízos decorrentes de poluição. “Em 2000, através da Lei nº 9.985, foi criado o sistema nacional das unidades de conservação ambiental e através delas viemos a ter as leis estaduais de conservação”, enfatizou.

No período, foi construído, segundo o peessedebista, a barragem do João Leite, com 5.585 alqueires. "Uma área muito interessante, que permitiu que a população de Goiânia e entorno pudesse sonhar com uma água de excelente qualidade e, mais do que isso, sonhar que ali nós vamos ter condições de abastecer até 2050, tanto a região de Goiânia, quanto Aparecida e região Metropolitana”, frisou.

Entretanto, no ponto de vista do parlamentar, tal liberação para utilização ao lazer, pode gerar danos ao local. “Seria e é altamente desastroso”, disse. “É inadmissível pensar que dá para conciliar as condições ambientais com a presença de seres humanos”, acrescentou, com a ressalva de que, quando se trata de meio ambiente, grande parte da população se torna irracional.

Diante da afirmativa, Helio de Sousa sugeriu que a medida seja evitada, para garantir a preservação do local de abastecimento. “Eu acho que a Assembleia Legislativa tem que se posicionar, até porque existe uma lei estadual que proíbe que isso aconteça, exatamente quando foi criado o Parque Estadual João Leite”, ponderou o deputado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.