Ícone alego digital Ícone alego digital

Um maior rigor em venda de produtos que causam dependência é objeto de projeto aprovado nesta 4ª-feira pelo Plenário

20 de Abril de 2022 às 10:36

Os deputados estaduais aprovaram em Plenário, nesta quarta-feira, 20, o projeto de lei n° 1410/19de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que dispõe sobre a proibição, venda ou entrega de produtos que possam causar dependência física ou psíquica em crianças e adolescentes. A matéria foi aprovada em segunda votação e segue agora para sanção do Poder Executivo. 

Segundo o projeto, o principal objetivo do dispositivo é proibir o comércio de bebidas alcoólicas, cigarros e outras substâncias tóxicas que contenham solventes, éter, benzina, dentre outros componentes que causam danos à saúde, em casas de espetáculos, clubes, feiras, manifestações públicas e eventos de qualquer natureza, com ou sem a obtenção de lucro.

Ainda de acordo com a matéria, estabelecimentos comerciais ficarão obrigados a afixar cartazes em tamanho e local de ampla visibilidade, onde deve constar texto com os seguintes dizeres: “A bebida alcoólica pode causar dependência química e, em excesso, provoca graves males à saúde”. Aqueles que desobedecerem a lei, caso o projeto seja aprovado pelos deputados e a lei sancionada pelo Governador, ficarão sujeitos a penalidades administrativas e interdição do estabelecimento.  

Em justificativa, o parlamentar afirma: "Sem dúvidas, a aprovação deste projeto de lei será um verdadeiro marco normativo não só no âmbito da conscientização, mas também, e principalmente, na punição exemplar de estabelecimentos infratores".

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.