Assembleia sedia evento da Campanha Maio Roxo, em prol da conscientização sobre doenças intestinais, nesta 6ª-feira, 17
A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), em parceria com a Assessoria Adjunta de Atividades Culturais da Casa, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Associação Goiana dos Pacientes com Doença Inflamatória Intestinal, receberá nesta sexta-feira, 17, o evento Maio Roxo, em prol da conscientização sobre doenças inflamatórias intestinais. A abertura será às 9 horas, no saguão principal do Palácio Maguito Vilela.
Maio Roxo é o mês de conscientização das doenças inflamatórias intestinais (DIIs), grupo de doenças do trato digestivo, cujos principais representantes são a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. De acordo com a Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP), as DIIs afetam mais de 5 milhões de pessoas no planeta e sua prevalência vem aumentando no Brasil, afetando 100 pessoas a cada 100 mil habitantes, com maiores concentrações no Sul e Sudeste do País.
Os pacientes com DIIs possuem um maior risco de carências nutricionais e precisam focar em uma nutrição reforçada de suplementos alimentares. É fundamental ter uma alimentação variada com boa qualidade proteica, tendo equilíbrio entre os carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Desta forma, a alimentação, aliada ao tratamento medicamentoso, auxilia no controle das crises.
Para a saúde mental, recomenda-se psicoterapia, grupos de suporte, meditação e yoga. Além da alimentação balanceada, deve-se fazer o uso correto dos medicamentos prescritos pelos médicos.
O Maio Roxo serve, então, como um meio de conscientização para que as pessoas cuidem melhor da alimentação, saúde mental e pratiquem esportes regularmente. Seguindo o tratamento e a recomendação alimentar adequados, é possível que os pacientes com DIIs tenham uma vida normal. Diante de todos esses fatores, a Assembleia Legislativa receberá profissionais de saúde de várias áreas para trazer informações aos servidores e visitantes.