Ícone alego digital Ícone alego digital

Peixoto propõe que animais domésticos possam ser levados em visitas a pacientes nos hospitais

10 de Maio de 2022 às 09:41

O deputado Bruno Peixoto (UB) apresentou à Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) propositura protocolada com o nº 1998/22, cujo objetivo é autorizar a entrada de animais domésticos em hospitais públicos e privados no estado de Goiás.

Segundo o parlamentar, o objetivo é auxiliar no tratamento de pacientes a partir da visita e do contato com os animais de estimação, que, segundo estudos, proporciona nos doentes a liberação de neurotransmissores hormonais, como a dopamina e endorfina, responsáveis pela sensação de bem-estar e felicidade, o que iduz a melhora no quadro clínico.

Para efeito, a propositura compreende por animais domésticos aqueles que podem entrar em contato com as pessoas sem proporcionar perigo, ou ainda, os animais utilizados em terapias assistidas, como gatos, pássaros, tartarugas e hamsters. Além disso, é necessário seguir alguns critérios para conseguir a autorização, como agendar a visitação junto à administração do hospital, apresentar autorização escrita do médico do paciente que receberá a visitação, bem como apresentar a carteira de vacinação atualizada do animal. O texto também determina que o trânsito do animal deverá ocorrer somente com coleiras ou guias. Nos casos envolvendo animais de grande porte, a visitação poderá ocorrer em jardins ou áreas livres – desde que o hospital disponha do espaço físico adequado.

Para justificar a iniciativa, o deputado reitera que a terapia assistida por animais pode ajudar consideravelmente na melhora de pacientes e pontua que alguns animais são tidos por seus donos como membros da família. Peixoto ressalta, ainda, que visitação seguirá as regras de saúde pública e aponta que em outros estados já existem legislações que autorizam a visitas de animais domésticos em hospitais.

A matéria foi encaminhada à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde foi apensada ao processo 2022001819, de teor assemelhado.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.