Ícone alego digital Ícone alego digital

Trajetória da mulher quilombola

11 de Maio de 2022 às 13:38
Crédito: Denise Xavier
Trajetória da mulher quilombola
Programa Alego Mulher
O programa “Alego Mulher”, da TV Alego, destaca, na edição desta quarta-feira, 11, a trajetória e os projetos de Elenízia da Mata, a primeira vereadora negra e quilombola eleita na cidade de Goiás.

A 3ª edição do programa “Alego Mulher”, produzido pela TV Alego, exibe, nesta quarta-feira, 11, às 21 horas, entrevista inédita com a primeira vereadora negra e quilombola eleita na cidade de Goiás, Elenízia da Mata. A produção pode ser conferida na TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), pelo site oficial do Parlamento goiano e, ainda, pelo canal do Youtube, onde permanece disponível após a estreia.

No “Alego Mulher”, mulheres que têm papel de destaque em Goiás contam de perto os desafios e particularidades de suas trajetórias. Para essa semana, Elenízia da Mata divide com os espectadores como foi o caminho desde seu despertar para as lutas sociais, passando pelo florescimento do espírito de participação popular, sua eleição em 2020 e atual trabalho como vereadora.

Segundo Elenízia, a representatividade corrente na política goiana não corresponde à realidade do tecido social do estado. “Fico honrada com a oportunidade de construir uma narrativa feminina, negra e quilombola que vai além da subalternidade. Nossa sociedade não está acostumada a ver mulheres tendo destaque na história e muito menos em espaços de poder, por isso precisamos traçar novas referências”, explica a entrevistada.

Durante o encontro, a vereadora reflete também sobre projetos que já colocou em prática, como a criação da “Semana da Amamentação Negra”, recepção dos colegas na Câmara Municipal de Goiás e seus planos para o futuro.

“É preciso conhecer nossas amarras para poder rompê-las, quero trazer novos olhares para o povo preto e quilombola de Goiás”, promete.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.