Em sessão nessa 2ª-feira, 9, membros de Consegs são homenageados por iniciativa do deputado Bruno Peixoto
A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), por iniciativa do líder do Governo, deputado Bruno Peixoto (UB), realizou sessão especial na noite dessa segunda-feira, 9, para homenagear a escrivã da Polícia Civil, Vanessa Teixeira, com a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, e 86 membros de Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social (Consegs), com o Certificado do Mérito Legislativo. O gerente de Articulação e Ações Integradas de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Luciano Levy Leite Santos, foi o escolhido para representar todos os Consegs.
O evento foi realizado no plenário Iris Rezende Machado, do Palácio Maguito Vilela. Além do propositor, que comandou os trabalhos, fizeram parte da mesa diretiva: o delegado-geral da Polícia Civil, Alexandre Pinto Loureço, que representou o governador Ronaldo Caiado (UB) e o secretário de Segurança Pública, Coronel Brum; gerente de Articulação e Ações Integradas de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Luciano Levy Leite Santos; superintendente adjunto de Polícia Técnico-Científica, Ricardo Matos, representando o superintendente de Polícia Técnico Científica, Marcos Egberto Brasil de Meto; vice-prefeito de São Miguel do Passa Quatro, Misael Paula Brandão; a escrivã Vanessa Teixeira Godói; major Tailer, representante da Polícia Militar do Estado de Goiás; e o ex-secretário de Segurança Pública do Estado, Rodney Miranda.
O primeiro a discursar foi o gerente de Articulação e Ações Integradas de Prevenção à Violência da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Luciano Levy Leite Santos, representando todos os Consegs. O convidado falou que a responsabilidade de agir como um verdadeiro líder é um dom de poucos. Voluntariado na gestão dos Consegs é símbolo de amor, dedicação e ação em favor das pessoas da comunidade na perspectiva da segurança comunitária, afirmou.
Nesse trabalho, disse o orador, todos são beneficiados. “Segurança pública é dever do Estado, direito e responsabilidade de todos. Agradecemos pelo trabalho e por deixar um legado em nossa comunidade. Em Goiás a solidariedade dos membros dos Consegs é incalculável.”
Luciano Levy ressaltou, ainda, que em 2019 foi iniciado o eixo de participação social com 137 conselhos em todo o estado. “Hoje, estamos com mais de 190 pontos de atendimento contra a criminalidade em Goiás. Como, por exemplo: vizinhança solidária, comércio seguro, condomínio solidário e estruturação do trabalho policial.”
Como forma de agradecimento à iniciativa de Bruno Peixoto, o representante dos Consegs disse: “Feliz é o gestor público que atua com a sociedade civil organizada por meio dos Consegs e pela integração das áreas de segurança pública que compõem diversos conceitos técnicos dentro dos Consegs. Isso tem deixado grandes legados às forças de segurança pública em Goiás e à população em geral.”
Luciano agradeceu os voluntários e ao Governo de Goiás, que tem promovido avanços com ações de qualificação, renovação e profissionalização das diretorias executivas dos Consegs, sob a liderança e diretrizes da Secretaria de Segurança Pública. “Hoje, os gestores dos conselhos qualificados pela Secretaria de Segurança Pública são lembrados na elaboração de planos municipais de segurança, participação em outros conselhos na luta contra drogas ilícitas, programas para aportes financeiros em quartéis, delegacias e presídios. Os consegs existem há 34 anos, e o Legislativo estadual, que, por meio do deputado Bruno Peixoto e o presidente Lissauer Vieira (PSD), são parte desse processo pela valorização e reconhecimento aos membros e gestores de Consegs. Isso dá mais visibilidade ao nosso trabalho voluntário e social em todo o estado de Goiás.”
Após o discurso do representante dos Consegs, o presidente em exercício, deputado Bruno Peixoto (UB), entregou a Medalha do Mérito Legislativo Pedro Ludovico Teixeira, por relevantes serviços prestados à sociedade à escrivã da Polícia Civil de Goiás, Vanessa Teixeira Godói, ao lado de Alexandre Pinto Lourenço e Rodney Miranda.
A homenageada ressaltou a atuação do deputado Bruno Peixoto como representante de São Miguel do Passa Quatro e de tantos outros municípios goianos. “Agradeço pelo reconhecimento dos serviços prestados enquanto escrivã da Polícia Civil em São Miguel do Passa Quatro. Da mesma forma, agradeço ao delegado-geral, que tem mudado a cara da instituição com valorização dos servidores. E, ao Misael Brandão, presidente do Conseg na minha cidade, que tem desempenhado um excelente trabalho na segurança pública e como vice-prefeito. “Estou muito feliz por ter meu trabalho reconhecido. Muito obrigads, Bruno Peixoto”, disse Vanessa.
O ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, delegado Rodney Miranda, enalteceu os conselheiros de segurança em bairros e municípios de Goiás. “Meu trabalho e admiração pelo trabalho de vocês nasceu há quase 20 anos. Quando fui secretário de Segurança Pública no Espírito Santo em 2003, tive contato com os Consegs. Nesse período, vi o quanto é fundamental a aproximação das forças de segurança com os senhores. Porque com o apoio de dos Consegs, é possível entender as necessidades e peculiaridades de cada bairro, cidade e região. Esse diagnóstico nos é dado por vocês. Então, levando em consideração os índices de violência de Goiás somados aos recordes de produtivade das forças policiais, destaco que esse trabalho precisa ser mesmo valorizado, porque é voluntário. Isso torna esse trabalho ainda mais grandioso. Parabéns e muito obrigado a todos pelo apoio à gestão de segurança pública em Goiás sob o comando do Coronel Brum. Nada disso seria possível sem o apoio de vocês”, encerrou Rodney.
Último a discursar, Bruno Peixoto enfatizou a contribuição voluntária, social e preventiva de membros dos Consegs. “Todos vocês dedicam suas vidas para contribuir e servir a sociedade de forma voluntária. São os olhos da Secretaria de Segurança Pública em bairros e municípios sem receber nada em troca. Eu percorro todo o estado ao longo dos meus mandatos como parlamentar e em todas as reuniões de bairro e de lideranças que participei, sempre estiveram presentes membros dos Consegs. No governo passado o debate era um só, a alta criminalidade. Hoje, a realidade mudou. Na gestão do governador Ronaldo Caiado, os índices de criminalidade baixaram, graças à parceria do Governo com os Consegs”, destacou.
O líder do Governo ressaltou ainda que as Polícias Militar e Civil têm trabalhado muito e dado orgulho à sociedade pela redução dos índices de criminalidade, apesar da redução do número de agentes e policiais das forças de segurança. “O número de policias foi reduzido, sim. Mas, é preciso destacar que não existe mais policiais de terceira classe, que ganhavam pouco mais de um salário mínimo. Hoje, não tem agente de segurança em Goiás que receba menos que 6 mil reais por mês. O mínimo é R$ 6.200,00 para iniciantes."
Bruno também destacou que outra ação do Governo é a hora extra AC4 paga pelo Governo. O que incrementa aproximadamente 30% no efetivo. "E esses conselheiros reduzem o custo da máquina operacional para investir em tecnologia e na AC4. Esse é o trabalho que não é divulgado, mas tem que ser reconhecido, porque faz diferença nos resultados de sensação de segurança da comunidade”, enfatizou.
O parlamentar lembrou que, antes, o debate nos bairros era baseado em pedidos de aumento do número de policiais nas ruas para aumentar a segurança. Hoje, o debate é outro, porque reduziu-se o número de roubos de veículos na capital, que era de 30 por dia, para cinco roubos por mês no estado, é muito significativo.
"A redução de 60% mostra que o trabalho tem sido bem feito e nossa forma de reconhecer a participação de todos vocês é entregando o certificado de Mérito Legislativo a cada um e parabenizar a todos com humildade e reconhecimento digno, aprovado por unanimidade por essa Casa. Vocês são merecedores desse mérito”, completou Bruno Peixoto.
O legislador informou que vai apresentar um projeto de lei para regulamentar o trabalho dos membros de Consegs com credenciais oficiais e prerrogativas personificadas com poderes específicos regulamentados como forma de reconhecimento do Governo do Estado e do Legislativo à contribuição deles para a com a sociedade civil organizada.
Ao fim dos discursos, o deputado Bruno Peixoto entregou o Certificado de Mérito Legislativo aos 86 homenageados da noite e agradeceu a todos pela contribuição voluntária e fundamental prestada às forças de segurança de Goiás. “Quero agradecer a todos vocês por fazerem a segurança pública do nosso estado, por cumprirem a Constituição. Vi aqui amigos de longa data e estou muito feliz por promover essa homenagem mais que merecida a cada um dos conselheiros que faz a diferença na vida de todos. Foi uma sessão memorável”, finalizou.
Homenageados com certificado do Mérito Legislativo:
Adriana Mattos Leão
Ailton José de Oliveira
Alair Cardoso da Silva
Almir Narcizo dos Santos
Ana Carolina Fraissat Faria Mamede
Ana Clara Serbêto Silva Ribeiro de Moura Menezes
André Emanuel Barbosa
André Lucio de Melo
Antônio Reovaldo Roncen
Augusto César de Andrade
Carlos Ribeiro de Oliveira
Célia Aparecida Izabel da Silva
Cícero Rocha Lemos
Claudio Fernandes Leite
Danilo Passos Valadares
Dirson Rosa de Jesus
Divino Franco da Cruz
Dorival Leite dos Santos
Durval Cardoso dos Santos
Eliab Belle Pimentel de Morais
Eliakim Alves de Faria
Elizabeth de Oliveira Souza
Elto Iris da Silveira
Elvis de Almeida Abreu
Fabian Arantes de Oliveira
Fábio Gonçalves Carrijo
Flávio Alves
Glênio Candido de Melo
Henrique Augusto da Silva Dourado Costa
Hidelbrando José Marques Júnior
Ivone Martins Guimarães da Silva
João Busanelo
Joel Antônio Fernandes
Joel Franco de Carvalho Filho
Joelma da Silva Almeida
José Carlos de Oliveira
José Ribeiro da Silva
Karinne Moreira dos Santos
Leandro da Silva Borba
Leandro Gomes Pereira
Levertino Martins Ribeiro Neto
Luiz Leonardo Abrantes Curado
Madalena Aparecida dos Santos
Marcelo Antônio da Silva
Marcelo Gomes de Deus
Márcia Regina dos Santos Oliveira
Márcio Marcus Miranda Bueno
Marco Aurélio Dias
Marcos Alves dos Santos
Marcos Antônio de Paula
Maria Aparecida de Lima Oliveira
Maria De Fátima dos Santos Ribeiro
Maria de Lourdes Dutra
Maria de Lourdes Silvério Hayasaki
Maria Elias de Godói
Maria Ferreira Rocha Godoy
Maria Zilma Ferreira Santos
Mario de Oliveira Cunha
Milena de Faria Barbosa
Misael Paula Brandão
Nádyla Marcella Gomes de Sousa
Neibe Basilio Rios
Olício Lopes Vila Verde Junior
Olivia Cristina da Silva
Paula Kelle Silva Ferreira
Paulo Marcos da Silva
Paulo Muniz Grangeiro Júnior
Reginaldo Francisco de Moura
Roberpaulo Araújo Neiva
Rodrigo Diogo da Silva
Rodrigo Rosa Marques
Samuel Machado
Sandro Pereira
Silmo Gonçalves de Souza
Sonia Maria Teixeira
Supercilio Lopes Barros
Teófilo Batista Filho
Vandeir José dos Santos
Victor Bernardo Ferreira Baptista
Vilson Pereira Silva
Vitamar José de Oliveira
Walter José de Queiroz
Wandresley Mota Menezes
Welksson Jesus Moura
Wellington Guimarães de Souza
Wilma Regina Rodrigues