Ícone alego digital Ícone alego digital

Aprovada reestruturação administrativa do Corpo de Bombeiros Militar

17 de Maio de 2022 às 16:52

O Plenário da Assembleia Legislativa aprova, neste instante, o projeto de lei nº 2163/22, da Governadoria do Estado, que trata da reestruturação dos quadros de pessoal do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBM), a partir de mudanças em duas leis: a Lei nº 16.899, de 26 de janeiro de 2010, que fixa o efetivo do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, e a Lei nº 11.383, de 28 de dezembro de 1990, que "dispõe sobre as promoções dos oficiais da ativa do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás". 

Conforme o projeto, a mudança garante a ampliação do efetivo de 4.988 para 5.609 cargos, em virtude da rápida expansão da corporação no território goiano. "O objetivo, com a reestruturação dos quadros de pessoal do CBM, é dar continuidade ao processo de crescimento e de desenvolvimento da organização e ao preenchimento dos cargos disponíveis por bombeiros militares", argumenta o governador. 

Quanto às promoções, o texto diz que, para ser promovido pelo critério de antiguidade ou merecimento, é indispensável que o oficial bombeiro militar esteja incluso, no caso de major, tenente-coronel e coronel, entre os 35% mais antigos do quantitativo total de oficiais dos postos de capitão, major e tenente-coronel.

A matéria foi aprovada, com 22 votos sim e nenhum voto não, e aguarda mais uma fase de discussão e votação, antes de seguir para a sanção do Executivo.

Em seguida, foi colocada em votação uma emenda do deputado Delegado Humberto Teófilo (Patriota) que visava trazer de volta a igualdade entre o critério de antiguidade ou merecimento da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A emenda foi rejeitada com 16 votos não, seis votos sim e duas abstenções.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.