Ícone alego digital Ícone alego digital

Calil postula implementação de rastreamento e teste genético para detecção precoce de câncer

27 de Maio de 2022 às 08:29

A implementação de rastreamento e teste genético, para detecção precoce de câncer, no âmbito do estado de Goiás, beneficiando os cidadãos com idade superior a 35 anos. Essa é uma postulação do deputado Lucas Calil (MDB), formalizada através do projeto de lei nº 2153/22, que está em tramitação na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego).

Em sua justificativa parlamentar, Calil ressalta que a prevenção do câncer, na sua detecção precoce, propicia uma redução de gastos com as despesas médicas, em eventuais cirurgias e tratamentos corretivos, além de garantir maior qualidade de vida às pessoas diagnosticadas com essa doença.

O parlamentar anota que terão prioridade para realização do teste descrito os familiares, independentemente de idade, descendentes consanguíneos até o terceiro grau de pessoas que tenham sido diagnosticadas com câncer; pessoas com doenças crônicas; pessoas com idade igual ou superior a 35 anos.

Calil acrescenta: “Os testes genéticos são exames que permitem identificar, por meio da análise do nosso DNA, um maior risco ou propensão a determinadas doenças. Em oncologia, os testes genéticos podem ser usados para diagnóstico de câncer hereditário ou do risco de desenvolver tumores. É importante esclarecer que todo câncer é resultado de alteração genética, porém, essa alteração pode ocorrer devido a algum fator hereditário que o paciente carrega no DNA de suas células”.

O legislador entende que essa mutação está presente em parte das células germinativas dos pacientes. De acordo com estudos, os descendentes que herdam a mutação possuem maior risco de desenvolver tumores. Assim, a ciência revela que várias síndromes genéticas de câncer hereditário afetam as mamas, os ovários, os intestinos, a pele, entre outros órgãos.

“Os mapeamentos das alterações genéticas em alguns tumores já são de grande utilidade clínica para ajudar na definição das melhores terapias. O sequenciamento massivo de tumores tem ajudado nas descobertas das suas alterações genéticas mais frequentes, auxiliando o mapeamento das vias gênicas que estão alteradas no tumor. Esses achados subsidiam o desenho de terapias para bloquear as vias alteradas e também a definição daquelas mutações que conferem sensibilidade ou resistência a essas terapias”, conclui Calil.

A proposição tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), da Alego, onde foi distribuída ao deputado Virmondes Cruvinel (UB), para relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.