Ícone alego digital Ícone alego digital

Secretária de Economia, a fluminense Cristiane Schmidt recebe Título de Cidadania Goiana, nesta 4ª-feira, 1º de junho

31 de Maio de 2022 às 09:10
Crédito: Marcos Kennedy
Secretária de Economia, a fluminense Cristiane Schmidt recebe Título de Cidadania Goiana, nesta 4ª-feira, 1º de junho
Secretária da Economia, Cristiane Schmidt

A secretária de Estado da Economia de Goiás, Cristiane Schmidt, será homenageada, nesta quarta-feira, 1º de junho, com a concessão de Título de Cidadania Goiana pela Assembleia Legislativa. A cerimônia está prevista para 18 horas, no plenário Iris Rezende, com a presença confirmada do governador Ronaldo Caiado (União Brasil).

A honraria é de iniciativa do deputado Julio Pina (PRTB) e se dá, de acordo com o parlamentar, em razão dos relevantes serviços prestados pela homenageada, que é natural do Rio de Janeiro, ao estado de Goiás.  “Como secretária de Economia de Goiás, residente fixa em Goiânia, é pertinente e justo que o Poder Legislativo conceda o Título de Cidadania Honorária a ela, que fez o auxílio ao próximo”, pontua o legislador.

Ao propor o tributo, Pina destacou, em sua justificativa, o extenso currículo de Schmidt: mestre e doutora em Ciências Econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV/RJ), com pós-doutorado na Universidade de Columbia (USA).

Nascida em 2 de janeiro de 1971, Cristiane Alkmin Junqueira Schmidt é, ainda, conforme a propositura, parecerista da Revista de Direito Administrativo (ROA), editada pela FGV Direito Rio, organizadora e uma das autoras do compêndio de quatro livros intitulado Questões Anpec e do livro Macroeconomia para Executivos, além de vários capítulos em outros livros. 

A titular da Secretaria de Estado da Economia foi, também, professora de micro e macroeconomia para vários MBAs da FGV/RJ e de managerial economics para o MBA de Manchester Business School, segundo Pina. “Também é consultora para empresas nacionais e organismos internacionais, como o Banco Mundial, através da Davanti Consultoria e Treinamento Econômico”, salienta o texto.

Além disso, em sua justificativa, o parlamentar ressalta outras experiências da homenageada no setor privado e público, no Brasil e no exterior: “Exerceu o cargo de conselheira do Tribunal Administrativo do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Foi secretária-adjunta da Seae/MF, gerente-geral de assuntos corporativos da Embratel, representante da área internacional do Ibre/FGV e diretora do departamento econômico do Family Office do Grupo Libra”, frisou.

No exterior, Schmidt também trabalhou, de acordo com a proposta, como gerente estratégica da Cementos Progreso e diretora executiva da ONG Pacunam, ambos na Guatemala. Foi diretora do departamento econômico da Companhia de Comércio e Exportação, em Porto Rico, e diretora adjunta da autoridade de desenvolvimento local, também em Porto Rico, e lecionou na América Central em escolas de prestígio regional, como a Universidade Francisco Marroquín. 

O tributo foi aprovado em segundo turno em junho de 2021 e sancionado pela Governadoria do Estado no mês seguinte. A solenidade para entrega do título será transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom), site oficial do Parlamento e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.