Ícone alego digital Ícone alego digital

Sessão ordinária desta terça-feira, 7, tem 91 processos na pauta

07 de Junho de 2022 às 09:40
Crédito: Denise Xavier
Sessão ordinária desta terça-feira, 7, tem 91 processos na pauta
Sessão Ordinária híbrida
Os deputados estaduais realizam hoje, a partir das 15h, a 1ª sessão ordinária da semana, com 91 processos de autoria dos próprios parlamentares, do TCE-GO e da Governadoria. São 86 projetos dos deputados, sendo 41 para apreciação definitiva e 45 em 1ª votação. Em destaque, matérias sobre agricultura familiar e construção de barragens. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial portal.al.go.leg.br e, ainda, no canal do Youtube.

O Parlamento goiano realiza nesta terça-feira, 6, reunião deliberativa e na Ordem do Dia constam, para a apreciação do Plenário, 91 processos legislativos de iniciativas parlamentares, do Tribunal de Contas do Estado de Goiás (TCE-GO) e da Governadoria. A sessão híbrida, com início às 15 horas, será a partir do plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela.

Constam da pauta prévia 41 projetos de lei de iniciativa parlamentar para votação definitiva e, 45, em fase de primeira apreciação. A pauta contempla dois processos referentes a convênios de Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS), oriundos da Governadoria. São matérias de discussão e votação únicas.

Em fase de primeira discussão e votação, consta na pauta uma PEC, originária da Governadoria. A matéria autoriza os municípios goianos a aderirem a plano de benefícios da previdência complementar que o Estado seja patrocinador. 

Dentre as propostas com possibilidade de aprovação em definitivo, consta a obrigatoriedade de destaque na identificação de produtos da agricultura familiar e a Política de Incentivo de Construção de Barragens Produtoras de Água na Bacia do Rio Meia Ponte para o Consumo Humano. A primeira, assinada pelo deputado Wagner Neto (PRTB) e protocolado sob nº 1847/19, visa o fortalecimento do setor, a fim de que sejam oferecidos alimentos de qualidade com preços acessíveis, de forma a garantir a sustentabilidade dos negócios, além de promover a distribuição de renda e a permanência do trabalhador no campo. 

“A presente propositura visa reposicionar a agricultura familiar nas políticas agrícolas, ambientais e sociais, aumentar a visibilidade dos pequenos agricultores, trazendo a atenção para o papel dessa modalidade de agricultura na erradicação da fome e pobreza e na segurança alimentar e nutricional, na proteção do meio ambiente e no desenvolvimento sustentável, particularmente nas áreas rurais”, afirma Camargo.

Garantia de abastecimento

Ao prever mecanismos para evitar a escassez de água, a proposta da Política de Incentivo de Construção de Barragens Produtoras de Água na Bacia do Rio Meia Ponte para o Consumo Humano, de autoria do deputado Virmondes Cruvinel (UB), está em pauta. O texto do processo nº 5789/19, assinala que o objetivo é que tais barragens, acima da captação de Goiânia, garantam o abastecimento de água nos meses de setembro a outubro. 

Dentre outros pontos, a matéria prevê que a realização das obras físicas caberá exclusivamente à iniciativa privada sob o controle técnico do poder público. Após a conclusão, o direito de propriedade será repassado à Saneamento de Goiás S/A (Saneago), mediante compensação pecuniária estabelecida por leilão público, por contrato de 20 anos. 

O produtor de água será remunerado por quantidade e qualidade da água reservada, por critério de maior deságio do valor máximo previsto no edital de leilão público. 

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta terça-feira, 6, acesse a pauta prévia

Trabalho legislativo

As sessões ordinárias integram o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente definida, ou seja, têm uma pauta de matérias aptas à votação. Normalmente são realizadas às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das fases a seguir: Abertura, quando são apresentadas matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.    

A fim de garantir a transparência, o Parlamento de Goiás transmite, ao vivo, todas as sessões, e os trabalhos podem ser acompanhados pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.