Ícone alego digital Ícone alego digital

Terceiro setor em destaque

08 de Junho de 2022 às 12:15
Terceiro setor em destaque
Por iniciativa dos deputados Lissauer Vieira e Thiago Albernaz, Parlamento goiano promove sessão solene nesta 5ª-feira, 9, em homenagem a entidades que realizam trabalho voluntário em prol dos menos favorecidos.

O Palácio Maguito Vilela, sede da Assembleia Legislativa de Goiás, sedia nesta quinta-feira, 9, às 10 horas, sessão solene em homenagem às entidades do terceiro setor goiano, com Diploma do Mérito Legislativo. O reconhecimento, idealizado pelos deputados Lissauer Vieira (PSD), presidente do Parlamento, e Thiago Albernaz (MDB), presidente da Frente Parlamentar do Terceiro Setor, se dá em função do trabalho realizado pelas entidades na prestação de serviços voltados ao atendimento das pessoas em vulnerabilidade social. 

Conceitualmente e de forma resumida, terceiro setor são todas as instituições que não visam lucros e que trabalham com o objetivo de solucionar ou minimizar problemas sociais de áreas como direitos humanos, meio ambiente, crianças, idosos, entre várias outras.

Lissauer assinala a importância do terceiro setor para a sociedade. "Braço forte do Poder Público e sem nenhum fim lucrativo, todas essas entidades têm prestado relevantes serviços à população, trabalhando pelo bem coletivo, promovendo a dignidade e a justiça social e fornecendo toda assistência necessária, sobretudo, a quem mais precisa. Sem dúvidas, um justo e merecido reconhecimento a quem tanto tem feito por Goiás e pelos goianos", acentua.

Albernaz, um dos principais defensores da bandeira do terceiro setor, destaca que a área é um braço forte do poder público, levando dignidade e qualidade de vida da população, e que iniciativas como a sessão solene dão o devido reconhecimento para as entidades que buscam levar dignidade, qualidade de vida e oportunidades.

"O terceiro setor tem sido um forte aliado das gestões públicas nas esferas federal, estaduais e municipais, muitas vezes conseguindo chegar em locais e populações de difícil acesso ao poder público, ou oferecendo mais opções de atendimento à população, de forma gratuita. Por isso, devemos reconhecer os esforços dos demais na luta por uma sociedade mais justa", explica Albernaz.

Dentre as entidades homenageadas atuantes no terceiro setor e reconhecidas como referência na área, estão: a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego), a Federação das Organizações não Governamentais do Estado de Goiás (Fogo) e Organização das Voluntárias de Goiás (OVG).

Encontro estadual

Não é a primeira vez que Thiago Albernaz promove uma ação para terceiro setor. Recentemente, o parlamentar realizou o Encontro Estadual do Terceiro Setor, com proposta de debater a autonomia das entidades e as necessidades delas para com as demandas de políticas públicas e apoio do Estado. O momento foi oportuno para aglutinação e apresentação de ideias a fim de melhorar o funcionamento do setor, com a presença de lideranças de relevantes instituições, como Adfego, Fogo e OVG.

"Foi uma satisfação realizar mais um encontro, que trará orientação em momentos tempos de dificuldades", ressaltou Albernaz durante o encontro. "É em eventos como esse que podemos ver a força e a necessidade da existência de um forte trabalho no setor."

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.