Ícone alego digital Ícone alego digital

16ª edição do Alego Ativa leva benefícios a Itapaci, neste sábado, 25

24 de Junho de 2022 às 09:30
Crédito: Carlos Costa
16ª edição do Alego Ativa leva benefícios a Itapaci, neste sábado, 25
Alego Ativa
Programa itinerante do Parlamento goiano desembarca neste sábado, 25, no município do Vale do São Patrício, a 221 km da Capital. Durante todo o dia, a comunidade local poderá contar com diversos atendimentos sociais, médicos e jurídicos oferecidos pela Alego, em parceria com entidades públicas e privadas. O evento terá início às 8 horas, na Escola Municipal Leôncio José de Santana, no Setor Aeroporto. “Assim como nas outras edições, não tenho dúvida de que teremos bons resultados", afirma o presidente Lissauer Vieira.

A 16ª edição do programa itinerante Alego Ativa, realizado pelo Legislativo goiano, acontece neste sábado, 25, no município de Itapaci, situado a 221 km da Capital, na região do Vale do São Patrício. A partir das 8 horas, a comunidade da região terá diversos serviços gratuitos, voltados às áreas jurídica e de saúde, em evento estruturado na Escola Municipal Leôncio José de Santana, na Avenida Vereador João Antônio de Castro, nº 28, Setor Aeroporto.

Na ocasião, também serão disponibilizados à comunidade da região cursos de qualificação e capacitação, oficinas profissionalizantes, atendimentos ao produtor rural, corte de cabelo, apresentações culturais, recreação para crianças, distribuição de mudas de espécies nativas do Cerrado, dentre outras atividades. Ao todo, serão ofertadas 109 frentes de serviços, com o apoio de mais de 40 instituições parceiras, públicas e privadas.

Realizado desde o ano de 2019, por iniciativa da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, presidida pelo deputado Lissauer Vieira (PSD), o projeto tem como intuito atender às demandas imediatas da comunidade local e ampliar a presença do Parlamento goiano na sociedade. “O nosso objetivo com esse programa é estar perto dos cidadãos, atuando de maneira concreta em prol da qualidade de vida de todos eles”, afirma Lissauer.

Otimismo

A perspectiva é para que a edição do programa em Itapaci seja executada com o mesmo padrão de excelência das realizações anteriores. “Estamos bastante otimistas para mais essa edição do Alego Ativa. Costumo dizer que a cada local que passamos é uma grande expectativa, pois estamos levando uma extensão do nosso trabalho na Assembleia Legislativa para servir a população que mais precisa e com serviços essenciais, que fazem a diferença naquela localidade”, enfatiza Lissauer. 

“Assim como nas outras edições, não tenho dúvida de que teremos bons resultados e de que alcançaremos de forma muito positiva as principais necessidades da população de Itapaci. O foco do nosso projeto é justamente esse: ir ao encontro dos anseios dos goianos”, acrescenta o parlamentar. 

Representantes da região, os deputados Talles Barreto (UB) e Wagner Neto (PRTB) fazem coro a Lissauer e destacam a importância do evento no município, bem como a expectativa para sua realização. “Graças à gestão séria e comprometida do prefeito Mário (José Salles, o Mário Macaco, do PSDB) e sua equipe, Itapaci vive um ciclo virtuoso de desenvolvimento. Sediar esse evento da Alego, na região do Vale do São Patrício, só reforça o que já sabemos: Itapaci é exemplo de administração pública”, frisa Talles Barreto. 

“Itapaci é uma importante cidade do Norte goiano e este evento, com todos os atendimentos que são realizados, além das audiências públicas e os debates a respeito da região, com toda a certeza vem para engrandecer e dar voz ao povo daquele município e as cidades vizinhas, do Vale do São Patrício”, acrescenta Wagner Neto.

Cuidados

Realizado desde 2019, o Alego Ativa precisou ser suspenso em março de 2020, em função da chegada da pandemia. Com a diminuição do número de casos e início da vacinação, as atividades foram retomadas em setembro de 2021. Em janeiro de 2022, porém, houve outra breve suspensão em razão de uma nova alta de infecções pelo vírus no estado. O programa foi continuado em março, após estabilidade. 

Os protocolos de biossegurança, entretanto, são mantidos com o intuito de evitar a disseminação do vírus. “Vamos continuar seguindo os protocolos de saúde. Mesmo com a liberação de máscaras em locais abertos, mantemos o uso do equipamento, além do distanciamento, na medida do possível, e a utilização do álcool em gel”, pontua o diretor de Assuntos Institucionais da Alego, Gustavo Sintra, departamento responsável pela realização do programa na Casa de Leis. 

Idealizador e coordenador da iniciativa, Simeyzon Silveira reforça a constante responsabilidade do programa, com a garantia de segurança ao público presente. “É importante salientar que, em todas as edições, por todos os municípios em que passamos após a retomada, em 2021, não tivemos nenhum problema relacionado ao aumento do número de casos de covid-19”.

Programação

A ação do Alego Ativa em Itapaci prevê a oferta de serviços como emissão de carteira de identidade, carteira de trabalho, CPF, dentre outros documentos. Na área de saúde, a população pode contar com atendimentos de dentista, realizar aferição de pressão, profilaxia da dengue, teste de covid-19, além de acupuntura e auriculoterapia.

Além disso, a comunidade pode realizar, no evento, consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), negociação de dívidas, atendimento jurídico ao produtor rural, entre outros. Na área de qualificação e capacitação são oferecidos cursos voltados ao atendimento, vendas, administrativo, marketing digital, além de aulas preparatórias para o Enem.

Parceiros

A 16ª edição do Alego Ativa conta com diversos parceiros. Dentre eles, estão a Prefeitura de Itapaci, Câmara Municipal de Itapaci, Associação Goiana dos Municípios (AGM), Enel, Saneago, Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-GO), Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas (FCDL), Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). 

E, ainda: Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, Centro Estadual de Referência em Medicina Integrativa e Complementar (Cremic), Vapt Vupt, Universidade Universo, Procon, Agência Goiana de Defesa Agropecuária (Agrodefesa), Comando de Ações do Cerrado, Polícia Civil do Estado de Goiás (PC-GO) e Polícia Militar do Estado de Goiás (PM-GO), Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), e outros.

Edições anteriores

O programa Alego Ativa já contemplou, desde o seu início, em 2019, os seguintes municípios:

1ª Edição - Acreúna (31/5/2019)

2ª Edição - São Simão (29/6/2019)

3ª Edição - Luziânia (31/8/2019)

4ª Edição - Alvorada do Norte (28/9/2019)

5ª Edição - Catalão (19/10/2019)

6ª Edição - Anápolis (30/11/2019)

7ª Edição - Niquelândia (14/12/2019)

8ª Edição - Itapuranga (29/2/2020)

9ª Edição - Goianira (25/9/2021)

10ª Edição - Morrinhos (23/10/2021)

11ª Edição - Jataí (27/11/2021).

12ª Edição - Hidrolândia (18/12/2021)

13ª Edição - Goianésia (26/3/2022)

14ª Edição - Novo Gama (9/4/2022)

15ª Edição - Rio Verde (28/05/2022).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.