Agenda 21 Infantil - Criança Brasil no Milênio
A I Conferência das Crianças do Cerrado, em Goiânia, terminou com a audiência pública promovida pelo deputado Daniel Goulart (PSDB) no Plenário Getulino Artiaga.
Nesta manhã, mais de 300 crianças de 7 a 13 anos de idade tiveram a oportunidade de expressar suas fortes indagações sobre temas como melhoria no transporte coletivo, salário escola, faixa de pedestre em todas as vias próximas a escolas e melhorias no ensino no Estado de Goiás. O documento final da Agenda 21 Infantil será registrado em cartório, distribuído em bibliotecas e transformado em livro e revistas.
O Fórum começou no dia 7 de março, na Escola Piaget, e terminou hoje. Os trabalhos buscaram identificar e integrar as visões, propostas e compromissos das crianças na sociedade; produzir uma agenda infantil para o século 21; diálogos coletivos com autoridades públicas e intelectuais sobre seus interesses, além de visões e propostas para o futuro.
Daniel Goulart destacou a importância do documento tirado das conferências da Agenda 21 Infantil, que busca a melhoria do ensino infantil e a proteção ambiental. O deputado lembrou que esse fórum foi realizado pelos nove Estados brasileiros que comportam áreas de cerrado, a exemplo da Amazônia, com vistas, sobretudo, à preservação do bioma.
O parlamentar afirma que foi procurado pela Organização para a Proteção Ambiental (OPA) e pela Conferência Criança Brasil no Milênio (CCBM), para apoiar o Fórum Social Infantil, porque tem apresentado vários projetos em defesa do meio ambiente no Estado de Goiás.
Daniel Goulart participou dos debates na Escola Piaget, neste final de semana, e ficou surpreso com a desenvoltura das crianças de, na defesa das reivindicações por um mundo melhor. Para dar continuidade no trabalho, Daniel Goulart afirmou que outras conferências serão realizadas no dia 5 de junho e no dia da criança.
O coordenador da conferência, Divino Roberto, disse estar satisfeito com o resultado do Fórum. “É uma satisfação das crianças poderem expressar suas verdadeiras opiniões. As crianças deram uma aula de consciência social”, resume.