Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto reconhece Folia de Santo Reis de Jesúpolis como patrimônio cultural goiano

27 de Junho de 2022 às 08:40

O deputado Coronel Adailton (PRTB) é o autor do processo nº 10220/22, que reconhece a Folia de Santo Reis, realizada no município de Jesúpolis (GO), como patrimônio cultural e imaterial goiano. A proposta foi recebida na Casa e está na Diretoria Parlamentar.

“A Folia de Santos Reis do Pouso Alto é uma manifestação cultural e religiosa popular que teve registro de sua primeira edição no ano de 1945, tendo por primeiro folião o Sr. Galdino Dias dos Santos, auxiliado pelos Srs. Ubaldino Francisco Gama e Gabriel Lopes, entre outros”, diz o parlamentar. 

No período de 30 de dezembro a 6 de janeiro, mantêm-se anualmente a tradição de visita aos devotos, onde os foliões, à semelhança dos três Reis Magos, percorrem os caminhos à procura do menino Jesus, guiados pela Estrela do Oriente.

“Durante esse percurso, os foliões realizam cantorias, catiras, rezas e pousos e recebem doações, que são utilizadas para realização da festa de encerramento, que ocorre entre os dias 5 a 6, momento de grande celebração pelos foliões e que recebe o nome de Recolhida”, destaca Adailton.

Por fim, o deputado afirma que por conta dos anos ininterruptos de realização, a determinação e o cuidado dos jesupolinos para manter viva essa tradição, a Folia de Santos Reis do Pouso Alto é considerada a maior festa de Folia de Reis do estado de Goiás, reunindo anualmente mais de 20 mil pessoas.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.