Ícone alego digital Ícone alego digital

Max Menezes destaca semana de conscientização acerca da anemia falciforme

23 de Junho de 2022 às 15:22

Da tribuna do Parlamento goiano, durante o Pequeno Expediente da sessão ordinária híbrida desta quinta-feira, 23, o deputado Max Menezes (PSD) destacou as ações desenvolvidas na Semana Estadual da Conscientização da Hemoglobinopatia “S” ou Doença Falciforme. O parlamentar alertou para a necessidade de maior envolvimento da sociedade e das autoridades para o enfrentamento do problema de saúde, que segundo ele, afeta número significativo de pessoas no Brasil e em Goiás. Segundo o Ministério da Saúde (MS) são mais de 100 mil pacientes por ano.

O parlamentar lembrou que a doença é detectável na primeira infância por meio do teste do pezinho e que está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) como uma das estratégias do Programa Nacional de Triagem Neonatal. “Essa doença é hereditária, provoca anemia crônica e dores severas”, destacou o deputado, que revelou, também, a incorporação de uma nova opção de tratamento, pelo SUS, a partir de transplante de medula óssea.

A Semana Estadual de Conscientização da Doença Falciforme foi instituída em Goiás por meio da Lei nº 19.148, de 29 de dezembro de 2015, de autoria da deputada Adriana Accorsi (PT). A lei tem por objetivo conscientizar a população por meio de procedimentos informativos, educativos, palestras, audiências públicas, seminários, conferências ou congressos, a fim de que a sociedade discuta sobre as causas e características dessa doença, bem como iniciativas de tratamento às pessoas portadoras de Hemoglobinopatia “S” ou Doença Falciforme.    

 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.