Ícone alego digital Ícone alego digital

Projeto que reconhece o açafrão produzido em Mara Rosa como patrimônio imaterial goiano recebe primeiro aval da Casa

28 de Junho de 2022 às 16:49

O Plenário da Assembleia Legislativa aprovou em primeira votação na tarde dessa terça-feira, 28, durante a apreciação da Ordem do Dia, o projeto do deputado Delegado Eduardo do Prado (DC) com o nº 4501/21,  que visa reconhecer o açafrão produzido no município de Mara Rosa como patrimônio cultural imaterial goiano.

De acordo com o projeto, ao longo dos anos, algumas cidades ou regiões ganharam fama por causa de seus produtos ou serviços. Nesse contexto, atualmente, o município de Mara Rosa é tido como a capital do açafrão, respondendo por cerca de 90% da produção goiana. Além do mais, a região Norte concentra hoje cerca de 250 produtores, espalhados nos municípios de Amaralina, Alto Horizonte, Estrela do Norte e Formoso. 

O parlamentar destaca que o açafrão da região de Mara Rosa pertence à espécie cúrcuma longa, originária da índia. ‘‘Sua produção é usada na indústria de alimentos em temperos, mostarda, condimentos, massas, molhos, margarinas, entre outros. O produto também possui substâncias oxidantes, antimicrobianas e corantes com aplicabilidade nas indústrias cosmética, têxtil e farmacológica’’, afirma. 

A matéria aguarda ainda uma segunda fase de discussão e votação, antes de ser encaminhada para a sanção da Governadoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.