Cinturão do Níquel em Goiás

Crédito: Hellenn Reis
Cinturão do Níquel em Goiás
Comissão de Minas e Energia debate Cinturão do Níquel em Goiás
A Comissão de Minas e Energia, presidida por Virmondes Cruvinel, juntamente com o presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira, debateram, nesta terça-feira, a proposta de criação de Cinturão do Níquel em Goiás.

Por iniciativa do presidente da Comissão de Minas e Energia e do Fórum Permanente do Setor Energético da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), deputado Virmondes Cruvinel (UB) e do presidente da Alego, deputado Lissauer Vieira (PSD), foi realizada nesta terça-feira, 5, uma reunião com o propósito de estruturar um plano de ação, com apoio da iniciativa privada e da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), com o objetivo da implantação do Cinturão do Níquel no Oeste goiano.

O encontro foi realizado na sala de reunião da presidência da Alego. Além dos parlamentares, participaram da rodada de conversas o presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal, Luiz Vessani, prefeitos e representantes de municípios do Oeste goiano, dentre eles, o prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre da Silva e o prefeito de Novo Brasil, Gabriel Castro.

A reunião foi iniciada pelo deputado Virmondes Cruvinel. Ele destacou que ao menos 26 municípios goianos podem ser beneficiados por empreendimentos do setor de minérios na região Oeste do estado. “Estamos fazendo história com a realização desse encontro, e, acredito com esse pontapé inicial, vamos conseguir desenvolver um trabalho para agregar mais pessoas a esse projeto”, disse.

O presidente Lissauer Vieira ressaltou a importância do encontro, que, segundo ele, discutiu pautas de grande relevância para fomentar o desenvolvimento econômico de Goiás. “Precisamos explorar as riquezas de Goiás, e, sem dúvidas, a área da mineração, tem um potencial enorme para ser trabalhado”, afirmou. Lissauer Vieira apontou para a necessidade da realização de parcerias para que a implantação do Cinturão do Níquel no Oeste goiano seja concretizada. “Contem com o meu apoio como representante do Legislativo goiano, junto aos órgãos competentes, para que possamos levar mais desenvolvimento econômico por meio da realização desse projeto”, destacou o presidente.

O presidente do Sindicato das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás e do Distrito Federal, Luiz Vessani, deu prosseguimento ao encontro, com uma apresentação que teve como tema: “Os avanços e obstáculos para a mineração do futuro”.

O prefeito de Itapirapuã, Erivaldo Alexandre, agradeceu aos deputados Virmondes Cruvinel e Lissauer Vieira pela iniciativa do encontro. “Estamos em um cenário onde precisamos de, cada vez mais, investimentos nos municípios para levar desenvolvimento para a população”, destacou.

Também fez uso da palavra, o prefeito de Novo Brasil, Gabriel Castro, que destacou acreditar que o projeto ajudará no crescimento de municípios pequenos do Estado. “Precisamos encontrar formas de gerar empregos e renda à nossa população, e, acredito que a concretização desse projeto é uma forma de alavancar o desenvolvimento dos nossos municípios”, afirmou.

A reunião foi encerrada com a criação de um grupo de trabalho, composto pela Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), representantes dos municípios do Oeste goiano e da Assembleia Legislativa, que juntos, irão desenvolver as próximas iniciativas com o objetivo de concretizarem o projeto do Cinturão do Níquel no Oeste goiano.

Potencial extrativista do Níquel em Goiás

O estado de Goiás produziu, em 2020, 56,37% do níquel nacional. As reservas e recursos de níquel laterítico, atualmente cubadas na região Oeste do estado de Goiás, alcançam mais de 100 milhões de toneladas de minério, com teores variando entre 1,03% e 1,45% Ni. O níquel é metal fundamental para tecnologias de energia, além de suas aplicações metalúrgicas tradicionais (aço inoxidável), com projeções de consumo consistentes, que o tem colocado em novo e elevado patamar de preços internacionais. As ocorrências principais na região Oeste de Goiás abrangem os municípios de Montes Claros de Goiás, Santa Fé, Jussara e Iporá. Cinco empresas detêm, separadamente, reservas de Níquel Laterítico: CBA (Votorantim), Cia Níquel Santa Fé, Vale S/A, CPRM e INVI.

Agência Assembleia de Notícias