Ícone alego digital Ícone alego digital

Lêda Borges destaca a importância da pluralidade em cargos e funções de liderança

11 de Agosto de 2022 às 10:03

Durante a audiência, nesta quinta-feira, 11, que debate sobre “Paridade de gênero e equidade racial nos Tribunais”, a autora da iniciativa, deputada Lêda Borges (PSDB), lembrou que as pautas que serão debatidas na oportunidade são amplamente discutidas na esfera pública, mas segundo ela, o que se vê na realidade é uma enorme lacuna entre conceito e prática.  

A deputada apontou que, para que ocorram mudanças reais, as iniciativas em favor da igualdade de oportunidades, devem partir de todos os setores, perpassando pelos mais diferentes grupos da sociedade. “Nesse sentido os operadores do direito, profissionais fundamentais na defesa do estado democrático de direito, da Constituição, dos interesses do cidadão, da garantia da justiça social e dos direitos humanos, têm a função de construir uma agenda coletiva que jogue luz para a importância da pluralidade em todos os espaços e que sirva de referência a toda sociedade brasileira”, disse a deputada.

De acordo com Lêda Borges, sem igualdade a democracia se torna seletiva. Ela ressalta que mais da metade dos profissionais inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) são mulheres, no entanto, a entidade nunca foi presidida por uma mulher e, até 2020, todas as seccionais eram presididas por homens. “Na verdade, nos 90 anos de existência da OAB, somente 10 mulheres foram eleitas presidentes de seccionais", exemplificou. 

Ela destacou, ainda, dados de outras esferas existentes no Judiciário, no Legislativo ou demais funções de liderança, as quais também apresentam desigualdade na sua composição. "Não adianta só concordar ou aplaudir mulheres que se arriscam a exercer cargos ou funções de liderança. A sociedade precisa absorver o conceito isonômico como ponto fundamental para fortalecer instituições e projetos em um contexto paritário e plural. Quanto mais mulheres e mais paridade acontecer neste mundo, nós teremos uma democracia muito mais forte. Somente com políticas concretas e urgentes poderemos mudar esse panorama a curto prazo, por isso, é importante a participação da OAB na transformação desse contexto”, apontou Lêda Borges. 

A audiência está sendo realizada no auditório das comissões técnicas do Palácio Maguito Vilela. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.