Ícone alego digital Ícone alego digital

Amauri Ribeiro propõe testes para facilitar diagnóstico precoce de autismo

22 de Agosto de 2022 às 07:22

A realização de testes nas escolas da rede pública estadual de ensino e nas unidades da rede pública estadual de saúde poderão facilitar diagnósticos e apontar indícios do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças. O entendimento é do deputado Amauri Ribeiro (UB), que apresentou projeto na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) com essa intenção. A matéria, de sua autoria, tramita no Parlamento goiano por meio do processo legislativo nº 10460/22.

A propositura pretende, segundo o parlamentar, auxiliar no diagnóstico precoce de crianças, na faixa dos 18 aos 24 meses, mesmo que apenas avaliação médica possa confirmar o resultado nos menores de 2 anos de idade. Ribeiro argumenta que “o diagnóstico precoce se torna fundamental para que haja o acompanhamento adequado, embora os sinais do TEA possam ser percebidos antes dos 2 anos, não havendo exame clínico para diagnosticá-lo nessa fase da vida”.

O projeto de lei ordinária será apreciado, num primeiro momento, pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ). Se o parecer do relator, que ainda será designado, for favorável, ou seja, pela aprovação, a proposição seguirá ao plenário Iris Rezende Machado, onde será votada pelo conjunto dos deputados da Alego.

 Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe hoje um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus 212 milhões de habitantes, possua até 2 milhões de autistas.

Assembleia
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.