Campanha ‘Abril Marrom’ agora integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Goiás
Aprovada na Alego, foi sancionada pela Governadoria e está no Diário Oficial do Estado a Lei Estadual nº 21.448 (originalmente projeto de lei nº 1645/19), de autoria do deputado Gustavo Sebba (PSDB), que inclui a campanha "Abril Marrom" de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Goiás.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), as principais causas de cegueira no Brasil são catarata, glaucoma, retinopatia diabética, cegueira infantil e degeneração macular. “Parte dessas doenças pode ser diagnosticada, ainda, no início por meio de exames oftalmológicos regulares, e o tratamento consegue evitar a progressão dessas disfunções”, argumenta o parlamentar na justificativa da matéria.
“Do total da população brasileira, 23,9% (45,6 milhões de pessoas) declaram ter algum tipo de deficiência. Entre as deficiências declaradas, a visual atinge 3,5% da população”, completa Gustavo Sebba. Com a sanção, a partir de agora, a campanha Abril Marrom passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado de Goiás.