Ícone alego digital Ícone alego digital

Lucas Calil quer tornar patrimônio histórico marco zero da história de Goiás

17 de Outubro de 2022 às 11:00

O deputado Lucas Calil (MDB) protocolou na Casa o projeto nº 10708/22, que dispõe sobre o tombamento do "marco zero" do estado de Goiás, localizado no distrito de Buenolândia, onde ocorre o encontro do Rio Vermelho com o Rio Bugre. Trata-se de um dos principais pontos de referência para a história de Goiás, pois foi ali que o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva Filho, em 6 de julho de 1726, ergueu o primeiro povoado goiano.

“Trata-se também do local da famigerada história na qual Bueno teria colocado fogo na aguardente, enganando os índios, fazendo-os pensar se tratar de água. Esse, portanto, foi o local de início do povoamento do estado de Goiás, sendo merecido o reconhecimento como patrimônio histórico-cultural”, explica Lucas Calil em sua justificativa.

Buenolândia está ligada ao retorno de Bartolomeu Bueno da Silva ao território de Goiás. Nessa viagem, Bueno se deteve longamente no local denominado Barra, na junção dos rios Vermelho e Bugre, onde encontrou um boa mina. Ali fundou, em 6 de julho de 1726, o povoado de Arraial da Barra, o primeiro do estado, composto por ranchos de palha e desprovido de construções mais sólidas, já que tinha caráter provisório.

A proposição encontra-se atualmente na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), onde será distribuída para relatoria.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.