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Plenário dá aval a projeto que proíbe ligações automatizadas por parte do telemarketing

08 de Novembro de 2022 às 15:47

Nesta terça-feira, 8, o Plenário aprovou, em primeira votação, o projeto de lei nº 2446/20, de iniciativa do deputado Bruno Peixoto (UB), que altera a Lei nº 16.606, de 23 de junho de 2009, a qual dispõe sobre a proibição da operação de serviço de "telemarketing" fora do horário comercial. A iniciativa visa acrescentar dispositivos no texto da lei proibindo o disparo de ligações sem a presença de atendentes nos casos de oferta de produtos e serviços.

Bruno Peixoto, ao justificar sua proposta, expõe que os sistemas de call center automatizados foram criados para otimizar e agilizar o atendimento, tornando-o mais completo e eficiente ao disparar diversas ligações simultaneamente. A medida na prática, porém, segundo o deputado, não fornece a opção para o consumidor que queira falar com um atendente humano para responder eventuais dúvidas sobre o que está sendo oferecido. “Essa característica do telemarketing automatizado, principalmente quando se trata de oferta de produtos e serviços, confunde o consumidor”, explica o parlamentar.

Assim, de acordo com a sua propositura, o deputado acrescenta à lei que as centrais de telemarketing deverão conter, em seu menu inicial e em todas as subdivisões existentes, a opção de contato direto com o atendente humano para facilitar a comunicação do consumidor com perguntas e respostas com mais rapidez e clareza. “Consideramos que o cidadão já se encontra cansado de ser vítima desse processo de venda agressivo, invasivo e insistente, e carente de medidas efetivas de proteção”, defende Bruno Peixoto.

Agência Assembleia de Notícias
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