Iniciativa para fornecer absorventes higiênicos para estudantes de escolas públicas tem aval do Plenário
De forma unânime, o Plenário aprovou, em primeira votação nesta terça-feira, 8, o projeto de lei nº 5575/19, de autoria da deputada Lêda Borges (PSDB). A matéria visa instituir o Programa de Fornecimento de Absorventes Higiênicos nas escolas públicas do estado de Goiás.
Na proposição, Lêda Borges esclarece que o programa consiste no fornecimento de absorventes higiênicos para estudantes do sexo feminino, visando à prevenção e riscos de doenças, bem como a evasão escolar. Pela proposta, o Poder Executivo deverá promover o fornecimento e a distribuição dos absorventes higiênicos em quantidade adequada às necessidades das estudantes, por meio de máquinas de reposição, instaladas nos banheiros das escolas da rede pública estadual.
“Trata-se de iniciativa inspirada em proposta aprovada pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ), de autoria do vereador Leonel Brizola Neto, e que expressa a realidade vivenciada por inúmeras estudantes mulheres de baixa renda em todo o Brasil e também no estado de Goiás”, justifica Lêda Borges no projeto.