Projeto que promove integração de alunos com deficiência em aulas de educação física tem aval do Plenário
De autoria do deputado Cláudio Meirelles (PL), foi aprovado em primeira votação o projeto de lei n º 1154/20, que pretende estabelecer a prática de educação física adaptada a alunos com deficiência e/ou mobilidade reduzida, nas escolas públicas e privadas de Goiás.
Segundo a matéria, o programa de educação física adaptada será aplicado para o desenvolvimento e inclusão dos alunos com deficiência ou mobilidade reduzida e o descumprimento, pelas instituições privadas, impedirá a sua participação em qualquer programa estadual de incentivos diversos.
Em sua justificativa, o parlamentar afirma que o projeto visa promover a inclusão das pessoas com deficiência no contexto social, através da inclusão dos alunos nessa condição em uma atividade física e esportiva. “A participação ativa e efetiva da criança com deficiência nas atividades de educação física junto com seus colegas é um importante instrumento de inclusão desses alunos e de conscientização dos demais alunos, além de estimular práticas saudáveis para todos. Assim sendo, é necessário que cada vez mais se possibilite às pessoas com deficiência a prática esportiva e o seu desenvolvimento social, sendo exatamente este o escopo do presente projeto.”