Ícone alego digital Ícone alego digital

Política para o incentivo ao uso da biomassa como geração de energia pode ser votada hoje

09 de Novembro de 2022 às 10:10

O projeto de lei que trata de medidas para o meio ambiente e dispõe sobre medidas para incentivo ao uso de biomassa para geração de energia renovável foi proposto pelo deputado Virmondes Cruvinel Filho (UB). A proposta encontra-se na pauta de votação para a sessão desta quarta-feira, 9, quando deve ser votada em segunda fase. A propositura n° 3918/19 institui as diretrizes para a Política Estadual de Incentivo ao Uso de Biomassa para a Geração e Cogeração de Energia Renovável. 

Na justificativa da matéria, o parlamentar acentua que o apoio ao uso de biomassa funcionará como um excelente meio de diversificação da matriz energética em Goiás, o qual necessita cada dia de mais carga para impulsionar seu crescimento e desenvolvimento. Nesse sentido, a propositura busca fomentar a produção de energia renovável, por considerar seu relevante potencial de geração e suas vantagens, como a pouca poluição emitida e a não emissão de dióxido de carbono, de acordo com o ciclo natural de carbono neutro. 

Virmondes destaca, também, como motivos para sua iniciativa, o fato de estar tratando de uma fonte de energia altamente viável, com eficiente resposta às variações de procura elevada e baixo custo. “Afinal, a biomassa sólida é extremamente barata, as suas cinzas são menos agressivas para o ambiente, além de provocarem uma menor corrosão dos equipamentos como caldeiras e fornos”, exemplifica.  

O deputado destaca que as parcerias elencadas, bem como os incentivos estatais descritos no projeto de lei, beneficiarão a todo povo goiano por meio da ampliação da matriz energética do estado, de maneira renovável e sustentável. “Além de reafirmar o compromisso de Goiás para com o incentivo à produção de energias ecologicamente corretas, com vistas a uma sociedade sustentável e com consciência ecológica”, pontua. 

Depois de obter o segundo aval dos parlamentares, a matéria será convertida em autógrafo de lei para estar apta à sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.