Fórum de Mineração se reúne nesta quinta-feira, 1º
O Fórum Permanente do Setor de Mineração de Goiás realiza nesta quinta-feira, 1º, às 13h30, o primeiro encontro. O evento, em parceria com a Federação das Indústrias de Goiás (Fieg), terá espaço na Casa da Indústria, sede da instituição, localizada na avenida Araguaia.
Para o presidente da Comissão de Minas e Energia da Alego, deputado Virmondes Cruvinel (UB), que fará a abertura do encontro, “a indústria de mineração é um setor diversificado e base para outros setores fundamentais da economia de Goiás, como: indústrias, agronegócio, construção civil, bens de consumo, turismo, entre outros. Portanto, essa reunião é uma oportunidade para tratar dos benefícios que a mineração traz para o estado”.
Virmondes ressalta, ainda, que, além de ser um momento para abordar a série de contribuições da mineração para o desenvolvimento macroeconômico estadual, será apresentado o case – Reflexos da mineração na economia do município e na vida dos cidadãos -, pelo prefeito da cidade de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz.
Além disso, serão abordados aspectos como: segurança jurídica, desafios e perspectivas da mineração, aplicação da Lei Estadual da Economia Colaborativa, potencialidades minerais de Goiás, com vista ao mercado externo e, ainda, o apoio da Academia para formação de profissionais na área de mineração, com a participação do reitor da Universidade Estadual de Goiás (UEG), professor Antônio Cruvinel Borges Neto.
Ao final do encontro será o momento de debates, apresentação de informes acerca do Plano Estadual de Recursos Minerais da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio e do Marco Legal da Inovação.
Programação:
A abertura do evento acontece às 14 h e será feita pelo presidente do Fórum, deputado Virmondes Cruvinel. Em seguinda, o presidente do Sindicado das Indústrias Extrativas do Estado de Goiás, Luís Antônio Vessani, fará palestra sobre "Desafios e Perspectivas da Mineral em Goiás". Logo em seguida, será debatido as "Contribuições da Mineração para o desenvolvimento macroeconômico estadual", pelo presidente da Casmin, Wilson Borges.
O Case "Reflexos da Mineração na economia do município e na vida dos cidadãos", será apresentado, às 15 h, pelo prefeito de Alto Horizonte, Luiz Borges da Cruz. O reitor da Universidade Estadual de Goiás, Antônio Cruvinel Borges Neto, fará uma palestra sobre o apoio da academia para a formação de profissionais da mineração. Uma solução prática de aplicação de política pública, abordando a Lei Estadual da Economia Colaborativa Rafael Barbosa, também será tema de debate durante a tarde. Também serão discutidos durante a tarde os seguintes temas: "A segurança jurídica da atividade de Mineração"; "O olhar do mercado externo para as potencialidades minerais goianas". Por último, serão repassados aos participantes informes sobre o Plano Estadual de Recursos Minerais da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio e sobre o Marco Legal da Inovação.