Comissão de Turismo apresenta calendário de atividades para 2023 durante reunião realizada nesta quarta-feira, 30

30 de Novembro de 2022 às 14:39
Crédito: Hellenn Reis
Comissão de Turismo de híbrida

Sob o comando do deputado Coronel Adailton (PRTB), a Comissão de Turismo se reuniu de forma híbrida nesta quarta-feira, 30, para deliberar sobre o calendário de atividades turísticas previstas para o ano de 2023. Durante o encontro, o presidente do colegiado apresentou o planejamento estratégico de viagens para o próximo ano. O relatório apresentado foi aprovado por unanimidade pelos pares.

De acordo com o documento, a Comissão de Turismo deverá fazer 18 viagens ao longo do ano. Dentre elas, está prevista a participação em duas das mais importantes feiras de turismo do mundo, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL-Lisboa), que acontecerá entre os dias 1º e 5 de março, e a Internationale Tourismus-Bõrse Berlin (ITB Berlim), que será realizada na Alemanha, de 7 a 9 de março. “Estes são eventos de grande relevância para o turismo de Goiás e a participação nos ajudará a promover um turismo descentralizado em Goiás”, pontuou Adailton.

Além das viagens internacionais e eventos intermunicipais em todas as regiões turísticas do estado, o planejamento prevê também participação em eventos turísticos em São Paulo, Fortaleza e Rio de Janeiro.

Coronel Adailton reforçou o convite para o Fórum de Turismo a ser realizado no próximo dia 8 de dezembro, quando será elaborado o Plano Estadual de Turismo junto aos gestores municipais. “Buscamos valorizar o trabalho dos gestores no interior do Estado ao longo do ano de 2022 e levamos a oportunidade aos prefeitos de divulgar seus destinos turísticos”, avaliou o presidente.

Durante a discussão de matérias, o deputado Amauri Ribeiro (UB) parabenizou o presidente da comissão pelo trabalho realizado em todas as regiões do estado, a exemplo de Piracanjuba, que entrou no calendário turístico de Goiás em 2021 com a Exposição de Orquídeas, reconhecida nacionalmente. “Infelizmente, o município não recebeu apoio financeiro para o evento neste ano, espero que em 2023 a Secretaria de Estado faça esse repasse na festa de 2023”, pontuou.

“Vamos preparar os gestores para elaborar bons projetos e viabilizar recursos, porque é através de projetos que a verba é liberada”, explicou Coronel Adailton.

O deputado Bruno Peixoto (UB) sugeriu que a TV Alego faça matérias e produções audiovisuais para divulgação do potencial turístico de todas as regiões do estado. “Esta é uma sugestão para dar visibilidade aos potenciais turísticos de Goiás”. A sugestão foi acatada e inserida no planejamento.

Agência Assembleia de Notícias