Ícone alego digital Ícone alego digital

Programa de incentivo ao uso de hidrogênio verde é aprovado em primeira votação

30 de Novembro de 2022 às 15:24

O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) aprovou durante a votação da Ordem do Dia da sessão ordinária dessa quarta-feira, 30, o projeto de lei do deputado Virmondes Cruvinel (Cidadania) de nº 8216/21. A proposta visa instituir em Goiás a Política Pública Estadual do Hidrogênio Verde.

Em suas justificativas, o parlamentar explica que o interesse pelo uso de energias renováveis é motivado pelo aumento do temor quanto aos efeitos do aquecimento global sobre o meio ambiente. “Em boa medida, o uso de combustíveis fósseis para a geração de energia elétrica para utilização no setor de transporte contribui para essa situação e o câmbio dessas fontes de geração de energia para fontes menos poluentes é uma das principais formas de resposta ao problema.”

O deputado reforça que a matriz energética de diversos países tem procurado afastamento da dependência do petróleo e de outros combustíveis fósseis. Isso ocorre mediante a adoção de pesquisa e desenvolvimento de alternativas que vêm oferecendo eficiência crescente em decorrência da evolução tecnológica, tais como as fontes de geração de energia elétrica nas modalidades solar-fotovoltaica e eólica.

“Para enfrentar o impacto associado à matriz de transportes, é possível a opção de eletrificação da frota. Tanto é assim que vários países estão fixando data para abolir carros movidos a derivados de petróleo. Com o avanço tecnológico dos últimos anos, novas fontes alternativas de geração de energia elétrica surgem no mundo. É o caso da utilização de hidrogênio, como combustível para uma diversidade de formas de energia”, reforça Virmondes.

Trata-se, segundo o autor do projeto, de um elemento químico considerado o mais simples entre todos, sendo o mais leve (de baixa densidade), que economicamente foi muito aplicado no passado como gás de balões e dirigíveis. Sendo um dos gases que compõem a atmosfera, o hidrogênio costuma ser produzido industrialmente a partir de combustíveis fósseis, como gás natural, petróleo ou carvão. Esse processo costuma ser aplicado, no âmbito da indústria química, na produção de fertilizantes, como amônia e ureia, e também utilizado como agente de dessulfuração em refinarias de petróleo, e usado em dutos de metanol e gasolina.

De acordo ainda com o deputado, a Agência Internacional de Energia (AIE) afirmou que o uso do hidrogênio verde ajudaria a se economizar cerca de 830 milhões de toneladas anuais de C02 (dióxido de carbono), que seriam originados a partir da produção desse gás, tendo como fonte combustíveis fósseis.

A matéria precisa passar por mais uma fase de discussão e votação emPplenário, antes de poder seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado (UB).

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.