Ícone alego digital Ícone alego digital

Alego realiza última sessão deliberativa da semana nesta 5ª-feira, 8

08 de Dezembro de 2022 às 08:30
Crédito: Sérgio Rocha
Alego realiza última sessão deliberativa da semana nesta 5ª-feira, 8
Sessão extraordinária
Os deputados estaduais realizam hoje, às 15h, sessão ordinária com 26 processos legislativos de iniciativa parlamentar e do Executivo na pauta. São 9 projetos de lei para votação definitiva e 17 em 1ª apreciação. Destaque para a matéria que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério. A sessão será transmitida ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

A Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realiza nesta quinta-feira, 8, a última sessão ordinária desta semana. Na pauta constam 26 processos legislativos aptos à apreciação. Nas demais sessões realizadas durante a semana, os deputados promoveram debates e votaram 120 matérias, 87 delas em fase definitiva, das quais cinco são projetos de lei assinados pelo governador Ronaldo Caiado (UB), 13 de autoria de deputados, uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) e 68 vetos.

Os processos em pauta para votação hoje são de iniciativa parlamentar e do Poder Executivo. São nove projetos de lei para votação definitiva e 17 em fase de primeira apreciação. Destaque para a matéria, protocolada na Casa sob o nº 10882/22, que pretende alterar a Lei n° 13.909/ 2001, que dispõe sobre o Estatuto e o Plano de Cargos e Vencimentos do Pessoal do Magistério, e, também, modificar outras normas relativas à jornada de trabalho dos profissionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

A Seduc esclarece que, na rede estadual de educação, as aulas são de 50 minutos, no entanto, o professor da referida rede poderá ministrar até 32 aulas de 50 minutos em classe, sem extrapolar o máximo de dois terços de sua carga horária.

Segundo a pasta, a mudança proposta é necessária porque, atualmente, os professores que fazem a jornada de 40 horas semanais têm sua carga horária convertida em 28 aulas e 12 horas-atividade, ou seja, 30% da jornada de trabalho. Essa jornada é transformada em 210 horas mensais e não em 200 horas mensais, por simples questões matemáticas decorrentes da interpretação dessa lei ao longo dos anos pela pasta.

A carga horária mensal dos professores é fixada pelo número de aulas semanais. Diante da divergência entre a jornada mensal de 210 horas mensais e 200 horas, muitas ações judiciais foram propostas para o pagamento de possíveis horas excedentes. Portanto, na visão da pasta, a alteração legislativa se faz necessária para constar no Estatuto do Magistério que a jornada mensal do professor não ultrapassa 200 horas.

A proposta contempla, ainda, argumentação de que a modificação não irá provocar prejuízos financeiros aos professores, apenas a regularização na forma de lançamento da rubrica da carga horária de 40 horas semanais, equivalente a 200 horas mensais.

O projeto precisa passar por mais uma fase de discussão e votação na Casa, antes de poder seguir para a sanção do governador Ronaldo Caiado.

Os deputados vão se reunir para apreciar os processos legislativos a partir das 15 horas. Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta quinta-feira, 8, consulte a pauta prévia.   

Sessões ordinárias   

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.     

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.