Ícone alego digital Ícone alego digital

Pauta desta 3ª-feira traz projetos exclusivamente parlamentares

13 de Dezembro de 2022 às 09:10
Crédito: Sérgio Rocha
Pauta desta 3ª-feira traz projetos exclusivamente parlamentares
Sessão ordinária híbrida
O Plenário da Assembleia Legislativa de Goiás realiza a primeira sessão ordinária da semana nesta terça-feira, 13, e na pauta constam 18 processos legislativos, sendo 6 para votação final e outros 12 em primeira fase de discussão e votação. Todos os projetos são de iniciativa parlamentar. A sessão híbrida terá início às 15 horas, com transmissão ao vivo pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube.

Os deputados da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizam sessão ordinária nesta terça-feira, 13, com uma pauta contendo 18 processos legislativos. As matérias contemplam exclusivamente iniciativas parlamentares. Na semana que passou foram realizadas três sessões ordinárias regulares e duas extraordinárias, as quais resultaram em 147 deliberações. 

Em relação aos processos pautados para a reunião de hoje, seis se encontram em fase definitiva de votação e outros 12 estão aptos para serem votados em primeira fase. A sessão terá início às 15 horas e será realizada pelo sistema híbrido, com parte dos parlamentares trabalhando de forma presencial, no plenário do Palácio Maguito Vilela, e outra parte de suas residências ou escritórios, em sistema remoto. 

Além dos projetos de lei já pautados para hoje, é aguardado para ser votado durante a semana, ainda, a matéria de nº 10669/22, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA) para o exercício financeiro de 2023. O relator da matéria, deputado Wilde Cambão (PSD), anunciou que o prazo final para a apresentação de emendas parlamentares no sistema foi estendido de ontem para hoje. A expectativa é que a tramitação da LOA seja finalizada ainda nesta semana. 

Sistema carcerário 

O destaque, dentre as matérias já pautadas para deliberações, fica por conta do projeto nº 2024/19, de autoria do deputado Henrique Arantes (MDB), que versa sobre a proibição de visitas íntimas nos estabelecimentos penitenciários de Goiás.  

O parlamentar defende a iniciativa alegando que em nenhum trecho da legislação é possível se depreender que há legitimação, ou garantia, à visita na modalidade íntima aos presos. “E seria um contrassenso consignar uma determinada benesse, a essa categoria, a qual resulte em risco para a manutenção do próprio sistema carcerário e da política de segurança pública”, defende o deputado 

Ele pontua, ainda, que o Poder Judiciário também entende que o direito previsto no art. 41, X da Lei de Execução Penal (Lep), refere-se ao direito amplo de receber visitas e não especificamente de cunho sexual, benefício que seria mera liberalidade da administração penitenciária, devendo ser avaliada a conveniência e a oportunidade da concessão do ato administrativo. 

“A LEP assegura, somente, que o preso tenha direito à visita do cônjuge, companheira, de parentes e amigos em dias determinados e, portanto, não específica a modalidade, tipologia, forma ou característica da aplicação da visita, sendo que atualmente é praticado a modalidade íntima por costume social, a despeito da indignação do cidadão de bem”, anota o legislador. 

Arantes explica na matéria, ainda, que a visita íntima nada mais é do que uma medida de política carcerária, que desvirtua a correta interpretação que deve ser empregada ao disposto no art. 41 da Lep. “Depreende-se, portanto, que não se trata de ato mandamental, mas meramente opinativo, cabendo, a cada ente federado, pautar suas condutas pelos princípios da conveniência e oportunidade”, finaliza o deputado, acrescentando que a visita íntima serve apenas como um modelo de troca de informações entre as facções criminosas. 

O projeto se encontra apto a ser votado em definitivo e, caso receba o aval do Plenário na reunião de hoje, será encaminhada para sanção do governador.

Para mais informações sobre as matérias que devem ser apreciadas nesta terça-feira, 13, consulte a pauta prévia 

Votações da última semana  

Na semana passada, os parlamentares votaram um total de 147 processos legislativos. A apreciação das matérias se deu nas sessões ordinária e extraordinárias que foram realizadas no plenário Iris Rezende. Destaque para o aval definitivo dos parlamentares ao projeto da Governadoria que trata da instituição do Bônus por Resultado para servidores da Educação em efetivo exercício na pasta, e o que altera a jornada de trabalho dos mesmos. 

Durante a semana, ainda, entraram em tramitação na Casa outros 17 processos legislativos. Desses, 10 são referentes a projetos de lei ordinária, sendo sete de iniciativa parlamentar e três assinados pelo governador. Esses processos foram encaminhados para apreciação das comissões técnicas e podem constar, em breve, da pauta de votações do Plenário.  

Além desses, a Alego recebeu, ainda, dois vetos parciais e cinco vetos integrais do Executivo a projetos de lei aprovados anteriormente pelos deputados.  

Sessões Ordinárias  

As sessões ordinárias constituem o calendário anual de trabalho legislativo e possuem a Ordem do Dia previamente designada, ou seja, têm uma pauta de votação. São realizadas normalmente às terças, quartas e quintas-feiras e compõem-se das seguintes fases: Abertura, onde são feitas apresentações de matérias e demais comunicações parlamentares; Pequeno Expediente; Grande Expediente; e a Ordem do Dia.  

Para garantir a transparência, o Legislativo goiano transmite, ao vivo, todas as sessões, e a população pode acompanhar os trabalhos pela TV Alego (canais 3.2 da TV aberta, 8 da NET Claro e 7 da Gigabyte Telecom) pelo site oficial do Parlamento estadual (portal.al.go.leg.br) e, ainda, pelo canal do Youtube. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.