Ícone alego digital Ícone alego digital

Governador Eduardo Leite

26 de Janeiro de 2023 às 12:08
Crédito: Hellenn Reis
Governador Eduardo Leite
Sessão solene para entrega de Título de Cidadania Goiana ao governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite
Chefe do Executivo do Rio Grande do Sul, o mais jovem governador brasileiro recebeu o Título de Cidadania Goiana em sessão solene nesta quinta-feira, 26. Homenagem foi proposta pelo deputado Gustavo Sebba.

Na manhã desta quinta-feira, 26, foi realizada a sessão solene extraordinária para entrega do Título de Cidadania Goiana ao governador reeleito do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB). No plenário Iris Rezende, os trabalhos foram conduzidos pelo deputado Gustavo Sebba (PSDB), propositor da homenagem. 

Também fizeram parte da mesa diretiva da cerimônia o ex-governador Marconi Perillo (PSDB); os deputados estaduais Helio de Sousa (PSDB) e Lêda Borges (PSDB); o presidente nacional do PSDB, Bruno Cavalcanti de Araújo; a presidente do PSDB de Goiânia, vereadora Aava Santiago; o conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás (TCM-GO), Sérgio Antônio Cardoso de Queiroz; o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás Jardel Sebba (PSDB); e o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás, Marcelo Baiocchi Carneiro.

A sessão contou, ainda, com a participação dos deputados Bruno Peixoto (UB), Francisco Oliveira (MDB) e Fernando Curado (PRTB), além de ex-deputados e lideranças políticas, como os ex-deputados federais Giuseppe Vecci e Jalles Fontoura; os ex-deputados estaduais Afrêni Gonçalves, Walter Rodrigues e Eliane Pinheiro; o deputado estadual pelo PSDB gaúcho, Catarina Paladini; o ex-presidente do PSDB,  Paulo Rezende; o ex-prefeito de Hidrolândia e ex-presidente da Associação Goiana de Municípios (AGM), Paulinho Rezende; e Marconi Ferreira Perillo, pai do ex-governador Marconi. 

Homenagens

Em seu pronunciamento, Gustavo Sebba ressaltou características positivas do trabalho de Eduardo Leite, como a responsabilidade fiscal, a busca pela estabilidade da moeda e pela modernização da administração pública. Sebba destacou, ainda, alguns feitos da biografia do homenageado, como ter sido o governador mais jovem do Brasil, aos 33 anos, terminando o mandato com 87% de aprovação popular, e ter sido o único governador a ser reeleito no Rio Grande do Sul. 

O propositor da sessão solene enalteceu a atuação do seu partido no atual momento histórico e opinou que Eduardo Leite fará um excelente trabalho à frente da presidência nacional do partido. Segundo Sebba, o homenageado “é uma alternativa consistente para o Brasil que busca o progresso”. 

O deputado Helio de Sousa destacou a importância de cada um dos presentes na construção de Goiás e do Brasil, e lembrou que o País viveu um momento de polarização, o qual impediu que o PSDB pudesse exercer sua importância e representatividade no último pleito. 

O parlamentar agradeceu as oportunidades que vivenciou até então dentro do partido e se disse confiante de que muitas novidades estão por vir, apesar de não ter alcançado o resultado almejado nas últimas eleições, quando concorreu a uma vaga na Câmara Federal. “O PSDB já vinha propondo, e hoje, com a presidência nas mãos de Eduardo Leite, quer um caminho de união, pois o Brasil não pode e não deve ter uma situação de divisão. Por isso, lamento que Eduardo Leite não tenha sido candidato”, destacou Helio de Sousa.

Ponderação

Na sequência das falas, a deputada estadual em exercício e deputada federal eleita, Lêda Borges, disse ter certeza de que Eduardo Leite será um grande presidente nacional do partido, visto que é um homem ponderado e voltado ao diálogo. Segundo a parlamentar, o governador Leite é jovem e experiente ao mesmo tempo e deve receber de todos os goianos uma boa acolhida. “Que o PSDB volte, nas suas mãos, à presidência deste país, que é o lugar que ele merece.” 

No início do discurso ela também agradeceu ao atual presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e ao ex-governador Marconi Perillo, a quem atribui grandes feitos em Goiás, além de também mencionar outros tucanos presentes no evento. 

Em seguida, o líder do Governo na Alego, deputado Bruno Peixoto, deu boas-vindas ao homenageado. “Fiz questão de votar a favor deste título na CCJ e fico feliz que, agora, o senhor passa a ser goiano. Conte com o Estado de Goiás para o que precisar, seja bem-vindo ao Estado”, afirmou o deputado. Bruno informou que o governador Ronaldo Caiado (UB) receberia Leite ainda hoje em Goiânia.

Melhor da política 

O presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, parabenizou a Alego pela escolha do homenageado. Para Araújo, Goiás escolhe alguém de um dos estados mais importantes do País, ao mesmo tempo em que abre os olhos ao melhor da política brasileira. O pernambucano, que está há 32 anos na carreira política, relembrou o início de sua trajetória no Poder Legislativo e concluiu que o Parlamento é uma escola sobre as relações humanas. 

No pronunciamento seguinte, o ex-governador Marconi Perillo considerou o governador gaúcho como um dos líderes mais importantes do partido e relembrou a relevância da sigla tucana na Constituinte, na criação e valorização do Real e na responsabilidade fiscal. 

Segundo Marconi, o governador Leite dará bons exemplos ao Brasil e poderá contar, em Goiás, com companheiros que não são incoerentes. “Sofremos adversidades, mas temos um legado no PSDB de Goiás, a nossa história em Goiás não foi escrita a lápis, não será apagada com o tempo”, apontou.

“Ao convidar a professora Raquel Teixeira para o Sul, o senhor também reforçou o sucesso das gestões em Goiás e isso nos engrandece”, assinalou Marconi Perillo, dirigindo-se a Eduardo Leite em referência à tucana que foi secretária nas gestões dele, Marconi, em Goiás. 

“O PSDB deixou legados em várias áreas e Eduardo Leite representa esse equilíbrio, moderação, coragem e governança moderna, respeitosa com o cidadão que paga impostos”, afirmou Marconi. 

Homenageado

O homenageado saudou a todos os oradores que o antecederam e se declarou profundamente tocado pelas palavras carinhosas e elogios que recebeu. “Podem ter certeza de que vou dar o máximo que puder para estar à altura e corresponder às expectativas e à confiança com que o povo de Goiás, através de seus representantes, me outorgam o Título de Cidadania goiana”, iniciou. 

Ele ressaltou que não se tratava de uma homenagem corriqueira, mas elencou os fatores que faziam da sessão um evento importante em sua vida pública. “A aprovação unânime da propositura do deputado Gustavo Sebba, o plenário lotado, não apenas pela quantidade, mas pela representatividade das pessoas presentes, me emociona e me enche de responsabilidade.”

O governador destacou a profunda ligação entre Goiás e seu estado. Citou, como exemplos, a grande quantidade de gaúchos em solo goiano e a participação da ex-secretária de Educação do Governo de Marconi Perillo, Raquel Teixeira (PSDB),  em seu Governo, onde exerce o mesmo cargo.

“Deixo aqui minha gratidão em nome do povo gaúcho. Fico feliz de ver que, de alguma forma, tenhamos contribuído com os goianos. A partir de agora, com esse título, estarei aqui, não mais como visitante, mas como um cidadão goiano”, afirmou o governador. 

Aos 37 anos, Leite ressaltou que se considera jovem, mas conta com muita experiência para governar seu estado mais uma vez, pois se iniciou na vida pública aos 19 anos, como vereador em sua cidade natal, Pelotas (RS). O governador gaúcho comentou sobre o simbolismo de estar em Goiás, como uma amizade cívica, em que pode contribuir com a sociedade não apenas do seu estado. “Queremos a construção de pontes, a busca de soluções e não de culpados”, salientou.

O homenageado terminou seu pronunciamento expressando qual deve ser, em sua opinião, a missão da política. “É para construir a felicidade das pessoas e não para tornar insuportável a vida delas. A Assembleia de Goiás, nesse gesto generoso, muito mais do que me envaidecer, me traz um senso de responsabilidade, que vai além do meu estado. Os goianos agora terão em mim um parceiro, um correligionário na luta pelas boas causas. Temos fé, temos esperança e a confiança que queremos para o nosso país”, finalizou.

Biografia

Graduado em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Eduardo Figueiredo Cavalheiro Leite começou sua trajetória na administração pública como assessor, chefe de gabinete e secretário interino na prefeitura de sua cidade natal, Pelotas. Em 2008, aos 23 anos, elegeu-se vereador, e tornou-se presidente da Câmara Municipal de Pelotas para o biênio 2011-2012. Em 2012, candidatou-se ao cargo de prefeito do município, sendo eleito com 57,15% dos votos. Àquela altura com 27 anos, foi o chefe do Executivo mais jovem na história da cidade.

Na eleição de 2018 foi eleito governador do Rio Grande do Sul ao derrotar, no segundo turno, com 53,62% dos votos válidos, o então governador José Ivo Sartori. Em 2022, Leite foi reeleito, após derrotar o ex-ministro Onyx Lorenzoni, também no segundo turno, com 57,12% dos votos válidos.

Ao final da solenidade, o governador Eduardo Leite concedeu entrevista à imprensa, que pode ser conferida nesse link. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.