Ícone alego digital Ícone alego digital

Assembleia define o roteiro da solenidade de posse dos deputados

27 de Janeiro de 2023 às 14:05
Assembleia define o roteiro da solenidade de posse dos deputados
A Assembleia Legislativa já tem definido o roteiro para a solenidade de posse dos deputados estaduais, na próxima 4ª-feira, 1º de fevereiro, às 14 horas. A sessão será realizada no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela, conduzida pelo deputado Bruno Peixoto, o mais votado nas eleições de outubro de 2022. Além dos deputados e seus familiares, estão convidados o governador Ronaldo Caiado, o vice, Daniel Vilela e o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Carlos Alberto França.

A posse dos 41 deputados estaduais goianos eleitos em outubro do ano passado já tem roteiro definido para o dia 1º de fevereiro, em sessão solene marcada para às 14 horas, no plenário Iris Rezende, do Palácio Maguito Vilela. 

Aberta a sessão, o presidente da mesa dos trabalhos será o deputado Bruno Peixoto (UB), por ter sido o mais votado na eleição. Composta a mesa, ele declarará instalada a 20ª Legislatura, de acordo com o que dispõem o artigo 16 da Constituição Estadual e os artigos 3 e 4 do Regimento Interno da Casa. 

Bruno Peixoto procederá à cerimônia de posse, convidando o deputado Lucas do Vale (MDB) para ocupar a primeira-secretaria (por ser o segundo mais votado) e convidando, em seguida, o deputado Lucas Calil (MDB) para a segunda-secretaria (por ser o terceiro mais votado).

Em seguida, o presidente nomeará uma comissão composta por três deputados para conduzir até a Mesa o presidente do Tribunal de Justiça de Goiás, desembargador Carlos Alberto França. Na sequência outra comissão é nomeada para levar o vice-governador Daniel Vilela (MDB) até a Mesa. Por fim, uma nova comissão de três deputados fará o mesmo com o governador Ronaldo Caiado (UB). 

Nesse instante da cerimônia é executado, pela banda musical do Corpo de Bombeiros, o Hino Nacional e o Hino do Estado de Goiás. Em seguida, Bruno Peixoto vai proclamar os nomes dos deputados constantes da relação de eleitos e convidará cada um deles, individualmente, e por ordem alfabética, a se levantar e a proferir a seguinte declaração: “Prometo desempenhar fielmente o meu mandato, promovendo o bem geral do estado de Goiás, dentro das normas constitucionais”, conforme determina o artigo 3 do Regimento Interno. Feita a chamada pelo deputado Lucas do Vale, primeiro-secretário, cada deputado, também de pé, ratificará a declaração acima dizendo: “Assim o prometo”. 

Prestado o compromisso, o presidente declarará solenemente empossados os deputados, determinando a coleta de assinaturas de cada um em livro próprio. O primeiro secretário fará, então, a leitura do termo de posse. Depois das assinaturas, será concedida a palavra ao deputado Talles Barreto (UB), que falará em nome do Poder Legislativo. 

Depois desse discurso, o presidente agradece o comparecimento das autoridades presentes, encerra a sessão e já convoca outra, dentro de alguns minutos, para a eleição e posse da Mesa Diretora para o primeiro biênio da 20ª Legislatura. 

Convidados

Para esse dia, a organização da sessão solene estabeleceu um número de convidados para cada parlamentar, por se tratar de posse para a nova Legislatura. Para os espaços determinados no local, cada deputado receberá pulseiras de identificação, de cores específicas. No plenário, terão assento os parlamentares e um convidado de cada um. No espaço para visitantes, localizado na parte de baixo, atrás das cadeiras de parlamentares, terão acesso os demais familiares, com número limitado para cada eleito. 

Na galeria superior, com entrada pela rampa externa, poderão ter acesso um número maior de convidados por deputado. Nessa galeria também será delimitado um espaço a ser destinado exclusivamente para a imprensa externa do estado.  Os deputados também disporão de pulseiras, em um número maior, para os convidados acompanharem a solenidade do auditório Carlos Vieira, onde será instalado um telão para a transmissão ao vivo. 

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.