Ícone alego digital Ícone alego digital

Doce alfenim é oficializado como patrimônio cultural de Goiás

30 de Janeiro de 2023 às 07:51

Recebeu sanção da Governadoria a Lei Estadual nº 21.753 (originalmente projeto de lei nº 4476/21), de autoria do deputado Coronel Adailton (PRTB), que determina que a “gastronomia e cultura do doce alfenim produzido na região da cidade de Goiás ficam declaradas como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado”.

O alfenim é um doce de origem árabe que chegou ao Brasil trazido pelos portugueses. Em Goiás, o município da cidade de Goiás se destaca como um dos poucos a produzir a iguaria. “A tradição da gastronomia e cultura dos alfenins vêm sendo preservadas naquele município por Sílvia da Silva Curado, uma senhora de 87 anos, a única doceira da região que ainda conhece os segredos de seu preparo”, aponta o parlamentar.

Embora seja um doce de poucos ingredientes, por ser extremamente delicado, exige tempo, destreza e conhecimento do ponto adequado para sua fabricação, fatores que desestimulam a sua produção por outras doceiras da região. Pela dificuldade em seu preparo, esse doce está sob o risco de desaparecer. Diante da gravidade dessa previsão para a cidade e para a gastronomia e cultura goiana, Adailton propôs declarar o alfenim como Patrimônio Cultural e Imaterial de Goiás.

Agência Assembleia de Notícias
Compartilhar

Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse nossa política de privacidade. Se você concorda, clique em ESTOU CIENTE.