Deputado Talles Barreto discursa em nome do Legislativo na cerimônia de posse dos deputados da 20ª Legislatura

Após a posse solene dos deputados e a coleta da assinatura de cada um em livro próprio, o deputado reeleito Talles Barreto (UB) proferiu discurso em nome do Poder Legislativo.
Além de agradecimentos específicos a cada um dos presentes na Mesa, Barreto saudou os familiares dos deputados presentes à cerimônia.
“Parlamento e Executivo se revigoram para uma condução firme de um bem estruturado período de desenvolvimento econômico para Goiás, de predomínio da justiça social, de maturidade política e administrativa, convergindo para uma vida digna para os mais de 7 milhões de goianos e goianas”, afirmou Barreto na abertura do seu discurso.
O parlamentar fez referência à “determinação do presidente Lissauer Vieira” e ao “apoio decisivo do governador Ronaldo Caiado”, que “conferiram à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás o status de mais proficiente e bem aparelhada Casa de Leis do País”.
Para isso, acrescentou, “foi crucial o trabalho conjunto das deputadas e deputados, em total sinergia com os servidores da Casa, desde o mais simples até o mais graduado”.
Sobre a nova sede da Alego, destacou não apenas o prédio-sede, mas também a “instrumentalização digital a serviço da agilidade indispensável ao exercício das atividades legislativas. É uma Assembleia muito maior que o seu espaço material, em que o papel foi substituído pelos mecanismos mais modernos da tecnologia da informação".
Em seguida, o deputado fez referência ao pioneirismo de deputados anteriores que viabilizaram a construção da nova sede e o aprimoramento do seu projeto.
A Alego, afirmou Barreto, “veste o figurino desenhado pelo pensador Norberto Bobbio: o Parlamento é a voz das cidadãs e dos cidadãos nas sociedades democráticas. Quanto mais clara e alta for essa voz, mais forte e representativa será a democracia”.
Caracterizando as eleições como “o oxigênio da democracia”, o deputado saudou o governador Ronaldo Caiado (UB) por sua reeleição e fez um apanhado dos últimos anos: “O Estado passou por um saneamento fiscal, com o fim do desequilíbrio entre receita e despesa. A dívida foi domada; a máquina administrativa, racionalizada e enxugada". Talles Barreto destacou, ainda, aspectos como a regionalização da saúde, “como há muito desejava a população”, e o PIB, “acima da média nacional”.
O deputado agradeceu a primeira-dama Gracinha Caiado “pela proatividade na prevenção e na repressão da violência contra a mulher, a tal ponto que o empoderamento feminino passou a ser uma frente de ação do Governo de Goiás”.
Sobre os desafios do Estado de Goiás e da 20ª Legislatura, concluiu: “É imprescindível que haja sempre equilíbrio entre crescimento econômico estável e proteção social para os cidadãos. Não se trata de uma encruzilhada e, sim, de uma convergência”.
Talles Barreto inicia neste dia 1º de fevereiro o seu quarto mandato, tendo exercido um biênio como suplente em 2013-2014 e dois mandatos como titular desde então.